Semed realiza formação continuada com foco na arte

Desde 1996, através da Lei nº 9.394, o ensino da Arte deixou de ser apenas uma atividade de lazer e recreação, ganhando espaço e importância nas escolas e formações continuadas, focando na sua contribuição ao estimulo à inteligência e a formação da personalidade, além de desenvolver a percepção, imaginação, observação e o raciocínio dos estudantes.
Através dessa compreensão, desde 2012 a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza formações continuadas para o ensino da Arte para os professores do ensino Fundamental, os encontros acontecem todas as quartas-feiras no Auditório da saúde, durante três meses e contemplam várias modalidades de arte como a música, cultura, cinema, teatro, dança etc.
Neste ano a formação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e vários colaboradores. No primeiro encontro, o professor, mestre, Luciano Carneiro da Universidade Federal de Mato Grosso trabalhou as orientações curriculares e as necessidades contemporâneas, destacando ainda a valorização da arte dentro do contexto educacional. “Vivemos em uma sociedade que caminha para o automatismo e para desumanização, a arte nos ajuda a desenvolver algo que é absolutamente humano que é a criatividade”.
Para a formadora especialista em Ensino das Artes e Educação Musical, professora Célia Azevedo, o processo de formação voltada para a compreensão e contextualização das artes é primordial para o trabalho realizado nas unidades escolares.
“As formações fomentam o conhecimento do trabalho com a Arte, fazendo com que ela seja melhor aproveitada no ambiente escolar. Damos subsídios e possiblidades para que os professores possam desenvolver de forma reflexiva e pesquisadora os trabalhos com os estudantes”, conclui.
Para a professora da Escola Municipal, Aparecida Vetorazzo, Francismeire Pereira Neves, as formações complementam o curriculum dos profissionais e dão embasamento para que os trabalhos dentro do espaço educativo sejam realizados da melhor forma possível. “As formações nos dão condições para que possamos aprender constantemente, contribuindo para a reflexão das nossas práticas e o repensar sobre os nossos trabalhos e ações diariamente“.