24.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Semed realiza curso de libras para professores e pais de crianças surdas

Ensinar linguagem de sinais para professores e familiares de alunos surdos foi mais uma forma de inclusão social que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encontrou para integrar essas crianças à sociedade. Assim, desde o dia 13 de março, a Divisão de Educação Especial da Pasta ministra Libras para esse público no prédio da Semed. São 65 cursistas que terão aulas sobre Linguagem Brasileira de Sinais uma vez por semana durante seis meses.

“Queremos possibilitar aos profissionais da educação e à comunidade a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, proporcionando a comunicação entre surdos e ouvintes no contexto escolar e social”, compartilha a gerente da Divisão de Educação Especial e Diversidade da Semed, Neuzeli Fuza.

Integrante da turma, Ivanete é mãe de Karina, de quatro anos, aluna da Rede Pública de Ensino, que tem deficiência auditiva. Devido à surdez da filha, Ivanete conta que muitas vezes precisa lançar mão de outros meios para se comunicar com a pequena: “Muitas vezes, eu tento adivinhar o que ela quer dizer. Também procuro estimulá-la na leitura labial”.

Com o aprendizado de Libras, Ivonete acredita que terá mais facilidade para se comunicar com Karina, já que poderá compreendê-la melhor na realização das atividades do dia a dia. “A Karina frequenta, também, a sala de recursos multifuncionais, onde está aprendendo Libras. Hoje, ela balbucia sons e aponta para as coisas quando quer expressar o que deseja”, comenta a mãe, sobre o ambiente que a Semed disponibiliza para estimular as capacidades dos alunos com deficiência no contraturno escolar.

Além dos benefícios que esse conhecimento trará ao entendimento entre as duas, Ivanete lembra que também vai poder utilizá-lo para servir como intérprete, traduzindo o que a pequena expressa às demais pessoas. Ampliando horizontes e relacionamentos, o curso de Libras é mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças surdas, como ressalta Neuzeli: “Os pais precisam aprender Libras, pois, com esse recurso, terão condições de dar continuidade em casa ao trabalho que é ofertado a esses alunos nas salas de recursos multifuncionais”.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO