Moradores comemoram obras de conclusão de coletor de esgoto na região Salmen

Há muito tempo esperando pela rede de esgoto, o pedreiro José Roberto Teixeira (45) acompanha diariamente o andamento das obras de conclusão do coletor-tronco de esgoto sanitário da região Salmen, pela prefeitura de Rondonópolis, por meio do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear. A tubulação do coletor, que está sendo implantada, passa em frente à casa do seu José Roberto, na Rua A-19, no Pedra 90.
“É um sonho que está se realizando. Muitos não estão acreditando nessa realidade. Eu mesmo era um, tanto que já estava fazendo uma nova fossa. Mas, não vou precisar mais. Vou esperar a conclusão do coletor para fazer a ligação do esgoto da minha casa”, comemora o pedreiro.
Não é só o seu José Roberto que comemora o avanço nas obras de implantação da rede coletora de esgoto, que, em pouco mais de dois anos do mandato do prefeito Percival Muniz, saltou de 26% para mais de 70% de cobertura da cidade. A vizinha dele, a dona Hermínia Santos (55), também faz questão de acompanhar os trabalhos que são realizados em frente à casa dela pela Constral, contratada para a execução das obras de implantação do coletor-tronco, que irá atender boa parte dos bairros da região Salmen.
“Nem acredito, vamos ficar livres das fossas, das contaminações. Vai melhorar muito a nossa vida”, frisa dona Hermínia, acrescentando que há muito tempo esperava por esta obra. “Tem um tempão que escuto que ia ser feito, mas achei que ia ficar só na promessa. Graças a Deus, não ficou e estou podendo ver uma obra deste tamanho em frente a minha casa, o sonho tá virando realidade, né. Estou muito feliz!”.
Escavação de rochas
Desde a semana passada, a Constral concentra os trabalhos na escavação de rochas encontradas na rua do seu José Roberto e dona Hermínia. A escavação da rocha é essencial para dar sequência às obras de implantação da tubulação de 400 m do coletor-tronco do esgotamento sanitário, que contemplará o Pedra 90 e outros bairros, como Rui Barbosa, Tancredo Neves, Parque Universitário, Vila Olinda e Ana Carla. São mais de 30 mil moradores beneficiados.
A implantação da rede de esgoto e do coletor-tronco, com mais de 6 km de extensão, tem o financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no valor R$ 7 milhões. A conclusão é essencial para conduzir o esgoto coletado de boa parte dos bairros da região Salmen à nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, onde será tratado antes de ser devolvido ao Rio Vermelho. A nova ETE entrou em operação no ano passado e representa o que há de mais eficiente em tecnologia de tratamento de esgoto.
Próximo mês
A conclusão das obras está programada para o próximo mês. Conforme o diretor técnico do Sanear, Marcos Brumatti, além da escavação de rochas, será feita, pela construtora, uma travessia aérea da tubulação de cerca de 80m, nos fundos do Jardim Ana Carla. “Logo, com a conclusão das obras do coletor, os moradores poderão fazer suas ligações de esgoto domiciliares até a rede coletora da rua que já está pronta”, pondera.
Marcos acrescenta, ainda, que a conclusão deste coletor na região Salmen será essencial para a viabilização da elevatória de esgoto do bairro Padre Lothar, que está com a obra na fase final. “Esta elevatória conduzirá o esgoto coletado nos bairros daquela região (Pe. Lothar) a este coletor, que o levará para ser tratado na nova ETE”, explicou.
Para contemplar outros bairros da região Salmen com a coleta de esgoto, será construída uma elevatória, no Jardim Maracanã, beneficiando os bairros Oásis, Paineiras, Morumbi, Mamed e outros. Financiada com recursos do PAC II – segunda etapa, no valor de R$ 14 milhões, a elevatória está prevista para começar em maio.
“As obras de esgoto seguem avançando, pois a meta do prefeito Percival Muniz é ter 100% de esgoto coletado e tratado até o final de 2016”, destaca o diretor geral do Sanear, Themis de Oliveira. Segundo o prefeito, o investimento em saneamento é fundamental para que a saúde e a qualidade de vida da população de Rondonópolis melhorem significativamente.