GERAL

Reeducandas recebem certificado de conclusão de curso de “Cuidadora de Idosos”

As 23 participantes do Curso de Cuidadora de Idosos do programa Qualifica Mato Grosso, deram mais um passo rumo a ressocialização. As reeducandas após 200 horas de qualificação, receberam nesta sexta feira (16) o tão esperado certificado. No curso realizado de uma parceria entre o Instituo Concluir, Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Secretaria de Estado de Assistência Social, além do conteúdo técnico e prático, elas receberam orientações sobre comportamento, disciplina, responsabilidade e respeito dentro da função de cuidadora de idosos e no retorno a sociedade.

Segundo a ministrante do Curso Lecy Pessoa Sobrinho do Instituto Concluir, a aceitação por parte das reeducandas foi acima do esperado. “Elas se mostraram interessadas pelo curso e de mudar de vida, mesmo sem o local ser uma sala de aula apropriada a aceitação foi boa por parte delas”, comentou Lecy Pessoa.

Para Maria de Jesus que cumpre pena de 15 anos, por tráfico de drogas, a oportunidade foi bem aproveitada. “O curso foi muito, eu aprendi agir com paciência e de como chegar com o idoso nos lugares. Quando eu sair quero tentar esta profissão, porque foi uma experiência muito boa”, falou a reeducanda.

A oportunidade de se qualificar foi tão bem aceita pelas internas, que as participantes já pediram novos curso e elegeram os cursos de estética facial e corporal e cabeleireiro como os mais desejados. A Gerente do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social Patrícia Pimentel, a intenção é fazer gestão junto ao Governo do Estado para novos cursos para a Cadeia Pública Feminina. “Nós iremos articular com o governo do Estado e também ver os cursos oferecidos pela prefeitura de Rondonópolis, a fim de proporcionar mais oportunidades para elas, assim como intermediação de mão de obra quando elas saírem em busca de trabalho. O balcão de empregos do Município estará de portas abertas para encaminhá-las”, explicou a Gerente.

A diretora da Cadeia Feminina Noraney da Silva Alves destacou também a importância deste tipo de atividade dentro da unidade. “Este tipo de ação tem trazido conhecimento e elas que ficam mais tranquilas, com a autoestima melhor e traz uma oportunidade que não tiveram quando estavam em liberdade. E sem contar que em dois anos de experiência não tivemos problemas, elas recebem muito bem as profissionais e é uma oportunidade única”, finalizou a Diretora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo