Reeducandas recebem certificado de conclusão de curso de “Cuidadora de Idosos”

As 23 participantes do Curso de Cuidadora de Idosos do programa Qualifica Mato Grosso, deram mais um passo rumo a ressocialização. As reeducandas após 200 horas de qualificação, receberam nesta sexta feira (16) o tão esperado certificado. No curso realizado de uma parceria entre o Instituo Concluir, Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Secretaria de Estado de Assistência Social, além do conteúdo técnico e prático, elas receberam orientações sobre comportamento, disciplina, responsabilidade e respeito dentro da função de cuidadora de idosos e no retorno a sociedade.
Segundo a ministrante do Curso Lecy Pessoa Sobrinho do Instituto Concluir, a aceitação por parte das reeducandas foi acima do esperado. “Elas se mostraram interessadas pelo curso e de mudar de vida, mesmo sem o local ser uma sala de aula apropriada a aceitação foi boa por parte delas”, comentou Lecy Pessoa.
Para Maria de Jesus que cumpre pena de 15 anos, por tráfico de drogas, a oportunidade foi bem aproveitada. “O curso foi muito, eu aprendi agir com paciência e de como chegar com o idoso nos lugares. Quando eu sair quero tentar esta profissão, porque foi uma experiência muito boa”, falou a reeducanda.
A oportunidade de se qualificar foi tão bem aceita pelas internas, que as participantes já pediram novos curso e elegeram os cursos de estética facial e corporal e cabeleireiro como os mais desejados. A Gerente do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social Patrícia Pimentel, a intenção é fazer gestão junto ao Governo do Estado para novos cursos para a Cadeia Pública Feminina. “Nós iremos articular com o governo do Estado e também ver os cursos oferecidos pela prefeitura de Rondonópolis, a fim de proporcionar mais oportunidades para elas, assim como intermediação de mão de obra quando elas saírem em busca de trabalho. O balcão de empregos do Município estará de portas abertas para encaminhá-las”, explicou a Gerente.
A diretora da Cadeia Feminina Noraney da Silva Alves destacou também a importância deste tipo de atividade dentro da unidade. “Este tipo de ação tem trazido conhecimento e elas que ficam mais tranquilas, com a autoestima melhor e traz uma oportunidade que não tiveram quando estavam em liberdade. E sem contar que em dois anos de experiência não tivemos problemas, elas recebem muito bem as profissionais e é uma oportunidade única”, finalizou a Diretora.