A secretária de Saúde do Município, Marildes Ferreira, cumprimentou os presentes e deu as boas-vindas durante a Segunda Pré-conferência da Saúde de Rondonópolis. Moradores da região, trabalhadores do SUS e autoridades se reuniram no auditório da Unisal para a votação de propostas. A série de pré-conferências, que ocorre na cidade até o final deste mês de junho, tem por intuito ouvir a população da cidade, constatando as carências na área da saúde pública e propondo melhorias.
Durante a segunda conferência, realizada nessa quarta-feira (17), moradores dos bairros Canaã, Mamed, Distrito Industrial, Dom Bosco Brunier, Vila Olinda, Parque Universitário, Vila Rica, São Francisco, Jardim das Paineiras, Verde Teto e Vila Goulart contribuíram para a construção das políticas públicas do SUS. Compareceram cerca de 80 pessoas para discutir os rumos da saúde pública daquela região.
Todas as propostas levantadas pela população de diversas regiões da cidade durante as oito pré-conferências serão tema de discussão na Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de julho, no Salão da Uramb, no Jardim Guanabara. Haverá mais seis pré-conferências como essa, três nos distritos da zona urbana e três nas áreas rurais.
Adélia de Jesus Fontoura, assistente social que atuou como facilitadora durante o evento de ontem, acredita que é importante ouvir os usuários do SUS durante as pré-conferências, para descobrir suas necessidades. “As reivindicações dos trabalhadores são importantes, pois isso colabora com melhorias na organização e nas condições de trabalho”, acrescentou.
A região da Unisal tem recebido atenção especial do prefeito Percival Muniz. Uma das inciativas recentes foi a abertura do Terceiro Turno da Vila Olinda, inaugurado em fevereiro deste ano.
A secretária de Saúde, Marildes Ferreira, informou que a região da Unisal será renovada com a criação de mais Postos de Saúde da Família – PSFs. Segundo Marildes, o PSF do Pedra 90 ficará pronto dia 27 de julho. Já as obras para o PSF do Jardim das Paineiras começam no dia 30 de agosto, e o do Morumbi, pendência da gestão anterior, já começou a ser construído. “A conferência é um espaço de avaliação da saúde, por isso é tão importante a participação popular, tanto para avaliar o trabalho como para pensar a aplicação de recursos financeiros” avaliou a secretária.
Maurício Ferrari Nogueira, empresário da área de TI, morador do Parque Universitário e um dos 11 delegados da região eleitos durante a conferência, acredita ser muito proveitoso ouvir a população, pois isso provoca diretamente uma melhoria governamental. “A união faz a força,” concluiu.