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quarta-feira, novembro 27, 2024

Seduc se prepara para digitalização de documentos e economizar papel

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fez a apresentação da Produção de Documentos Digitais pelo Sistema SigaDoc. Trata-se de um sistema de produção de documentos digitais assinado eletronicamente e com certificado digital que será implantado em todo o Estado a partir do próximo mês.

A implantação do SigaDoc é coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que já realizou duas capacitações na Seduc via webconferência – nesta quarta e quinta-feira (27 e 28.05) envolvendo superintendentes, coordenadores e técnicos da Sede da Seduc. Uma próxima capacitação deverá ocorrer na próxima semana.

Na abertura, participaram o secretário de Estado da Seplag, Basílio dos Santos e o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Anildo Cesário Corrêa.

“Com o novo sistema não é mais preciso mais imprimir esses documentos. Além da racionalização do uso de papel que é uma questão ambiental, o SigaDoc tem como relevância a segurança e a rapidez”, destaca Janê Sifuentes Machado, do núcleo de Gestão Estratégica para Resultado (NGER) da Seduc, responsável pelo processo de implantação na pasta.

Segundo Janê Sifuentes, ações como solicitação de licença-prêmio, férias, atos de nomeação e exoneração entre outras serão todas digitalizadas, pois o novo sistema terá código de barras e o sistema QR Code – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica – que darão segurança e garantia aos documentos.

A coordenadora do processo de implantação do SigaDoc na Seduc explica que, hoje, a Seduc precisa imprimir um documento, no caso de uma nomeação, para assinar e enviar ao gabinete do Governador para aprovar e ser publicado na imprensa oficial. que já é digital.

“Pelo novo sistema, a secretária de educação, onde estiver, poderá assinar digitalmente e enviar para o Governador aprovar, também digitalmente, para publicar. É um sistema que já é utilizado no Poder Judiciário”, exemplifica.

Adriano Bismark, da Unidade de Cerimonial e Comunicação da Seduc, que participou da apresentação, concorda que o novo sistema vai agilizar o fluxo dos processos, além de gerar uma grande economia de papel. “Haverá sim, muita agilidade porque após o preenchimento, o formulário chega ao chefe imediato que dará o despacho”, observa.

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