AGROPECUÁRIA

Pequenos produtores recebem resfriadores e já planejam aumentar a produção de leite em Alta Floresta

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) confirmou a entrega de três resfriadores para atender pequenos produtores que atuam na produção de leite no município de Alta Floresta. Os equipamento foram adquiridos após articulação do parlamentar junto ao deputado federal Carlos Bezerra, também do MDB, e haviam sido reivindicados há cerca de dois meses à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso.

O resfriador é um tanque térmico que vai receber o leite após a ordenha das vacas em lactação, em que será mantida a temperatura do produto para evitar a proliferação de bactérias indesejadas, a manutenção da qualidade e homogeneidade do líquido lácteo para o devido consumo.

“Sabemos do potencial da cadeia produtiva do leite na região norte de Mato Grosso e para mim é uma alegria, enquanto defensor da agricultura familiar, viabilizar a entrega desses resfriadores que favorece o trabalho dos pequenos produtores rurais”, disse o deputado.

Emerson Machado, que foi vereador de Alta Floresta por três mandatos, ressaltou a importância da atuação dos parlamentares. Conforme ele, os equipamentos vão ajudar a melhorar a renda dos produtores.

“Fizemos o pedido há cerca de três meses. Na verdade, havíamos solicitado um resfriador para o assentamento Jacaminho e ficamos felizes ao ver que, Em tão pouco tempo, fomos atendidos. Há muito tempo que precisávamos do resfriador”, declarou.                        

Pedro Torres, presidente da associação que representa os moradores do assentamento Jacaminho 1 (São Matheus) e 2 (São João), ficou bastante satisfeito com a notícia. Ele destacou que a região fica aproximadamente a 100 km do centro de Alta Floresta e com o resfriador será possível realizar um planejamento melhor, reduzindo os custos com frete e armazenagem.

“A demanda aqui é grande. O assentamento tem cerca de 120 famílias e todas serão beneficiadas. Já começamos a nos movimentar para aumentar a nossa produção. Vamos trabalhar para otimizar todo o processo, desde a preparação do solo até chegar nas prateleiras das pessoas o leite e os derivados produzidos na região”, anima Torres.

Os tanques já estão na cidade de Alta Floresta, na sede da Cooperativa Agropecuária Mista Ouro Verde. De acordo com o presidente da entidade, Antônio Favarin Sobrinho, esse benefício vai intensificar ainda mais o trabalho do pequeno produtor de leite da região.

“Isso é muito interessante. Tem essa cooperativa com os produtores de leite e, com isso, vem fortalecer a parceria. Hoje são aproximadamente 100 produtores na Cooperativa, com Alta Floresta, Paranaíta e Carlinda. Agora, vai dar boas condições para o produtor e a cooperativa para que possam trabalhar com leite com qualidade, ter mais comodidade e incentivar a produzir mais e ter mais renda na sua propriedade. E somar o trabalho em parceria”, posicionou Favarin da Cooperativa que ficará responsável por dois resfriadores.

 

Da Redação (com Assessoria)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo