A Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estará na Caravana da Transformação entre os dias 24 de janeiro e 03 de fevereiro, em Jaciara, com uma equipe técnica desenvolvendo algumas atividades. A equipe realizará uma ação educacional para jovens do ensino médio estadual no município. Trata-se do projeto ‘Sensibilização para o Turismo’ que foi iniciado em 2016 com crianças em Chapada dos Guimarães e, desta vez, aporta na escola pública Antônio Ferreira Sobrinho de Jaciara.
Entre os objetivos do projeto estão: desenvolver ações para a conscientização da comunidade sobre a importância do turismo, oportunizando a divulgação, com destaque aos principais pontos turísticos do município e do Estado, sensibilizar os jovens para o turismo e seus segmentos, como o turismo sustentável, por exemplo, com destaque para temas ligados às principais atividades desenvolvidas na região, no caso de Jaciara, o turismo de aventura. Mais de 200 alunos devem ser contemplados com a ação em Jaciara que acontece entre os dias 25 e 26 de janeiro.
“Essa é mais uma ferramenta que desenvolvemos para chegar mais perto da comunidade. A nossa experiência em Chapada foi um sucesso e queremos repetir em outras localidades, sobretudo, as que já são consideradas pontos turísticos consolidados. Sensibilizar, informar e incentivar as crianças e os jovens é construir uma base que servirá para fortalecer toda a comunidade para as próximas gerações mantendo as cidades ativas e todos envolvidos”, explica o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.
Cadastur
Nos dias 27 e 28 de janeiro A equipe da pasta também realizará o cadastramento gratuito no Sistema Cadastur que, desde 2014, passou a ser obrigatório para prestadores de serviços turísticos. O cadastro que é gratuito abrange as seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Guias de Turismo. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar: Restaurantes, Cafeterias e Bares; Centros de Convenções; Parques Aquáticos; Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico; Casas de Espetáculo; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos.
O cadastro vinculado ao Ministério do Turismo permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.
Artesanato
Para a área do artesanato serão realizadas as inscrições no Sicab que é um sistema desenvolvido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal que tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal. Além disso, o sistema tem como função possibilitar o cadastro único dos artesãos, trabalhadores manuais e organizações representativas do setor no Brasil, de modo a unificar as informações em âmbito nacional.
As Coordenações Estaduais do PAB são responsáveis pelo cadastramento, atualização dos dados e emissão da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira do Trabalhador Manual, que possibilita o acesso desses trabalhadores às ações desenvolvidas ou apoiadas pelo PAB, tais como capacitações e eventos de comercialização. O cadastrado no SICAB permite ainda a formalização do trabalhador como artesão ou trabalhador manual, o que não se confunde com o registro empresarial da atividade.
—