Cinco secretários municipais das pastas de Saúde, Educação, Habitação, Ação Social e Meio Ambiente se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) no gabinete do secretário de saúde, Vinicius Amoroso, para definir as ações que serão realizadas durante o mutirão social que vai ocorrer no novo loteamento social urbanizado Maria Amélia de Araújo na próxima sexta-feira (23).
Conforme o secretário Vinicius, pelo menos 50 servidores das cinco pastas citadas estarão das 8h às 16h30, levando serviços públicos sociais para cerca de 200 famílias que já ocupam o local, que contém 430 lotes demarcados e que devem abrigar cerca de 1.200 pessoas. Lembrado que a maioria dessas pessoas viviam em ocupações irregulares em áreas de risco e ou APPs – Áreas de Preservação Permanente.
PRIMEIRA AÇÃO ARTICULADA
Ainda segundo o Secretário de Saúde, “essa será a primeira ação articulada do poder público municipal no local, cujo objetivo é promover e levar qualidade de vida a população, minimizar a vulnerabilidade destas famílias, ampliando e melhorando o atendimento e levando serviços públicos até onde as pessoas vivem”.
Conforme a Secretária Municipal de Promoção e Ação Social (SEMPRAS),Iriana Cardoso, diversos serviços serão ofertados aos novos moradores durante esse mutirão, como: serviços médicos pediátricos e clínico geral; orientações sobre planejamento familiar; testagem de Covid 19; distribuição de cestas básicas e atualização do cadastro único.
O Secretário de Educação, Rogério Penso, externou que a sua pasta vai realizar atendimentos sociais, como matrículas escolares; orientação pedagógica e sobre a retomada das aulas presenciais, entre outros.
A Secretária de Habitação, Huani Rodrigues, externou que o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR), já está no local realizando a abertura das valas que vão abrigar a rede de abastecimento de água, bem como a Energisa já está realizando os trabalhos de extensão de rede de energia e iluminação pública.
Lembrando que o acesso ao local é feito pela Rodovia do Peixe, com entrada à direita, próxima à sede do Clube dos Servidores Públicos – SISPMUR.
Fonte: Da Assessoria