Secretário visita túnel da Mamed e garante que trecho só será liberado com iluminação

Apesar da empresa responsável pela obra ter cumprido o prazo e instalado o pavimento, feito a sinalização horizontal, terminado a drenagem e a pintura do túnel da passagem inferior da Vila Mamed ao Boa Esperança, um detalhe final fez com que o secretário de Infraestrutura e Trânsito, Argemiro Ferreira, barrasse a liberação do trecho para a circulação de veículos pelo menos para os próximos dez dias. Este é o tempo em que deve ficar pronto o sistema de iluminação do túnel, segundo Argemiro, que visitou a região, na manhã desta quinta-feira (3).
O secretário considera perigoso aos moradores e até mesmo aos motoristas, liberar o trânsito nas atuais condições. “Independente de qualquer coisa o mais importante é darmos segurança à população. Um túnel sem iluminação pode desencadear vários problemas como servir de abrigo de usuários de drogas e bandidos, além de ser bastante perigoso às motocicletas e carros que usariam o trajeto”, disse.
O projeto de iluminação deve ser concluído e repassado à Objetiva, responsável pela obra, ainda esta semana. Como as luminárias já foram licitadas e adquiridas, o tempo para a instalação do sistema de iluminação não deve levar mais cinco dias para estar em funcionamento. Argemiro garante que apesar de ser uma obra de imensa importância e urgência, não é hora para se ter pressa.
“Esta passagem inferior foi uma determinação do prefeito Percival Muniz à Objetiva. O benefício à população da grande Vila Salmen, com a Mamed e região, em ter acesso facilitado ao centro sem ter de passar pela BR, será imenso. Mas precisamos entregar obras realmente prontas, com qualidade. Este é o modo que trabalhamos”, ressaltou Ferreira.
Conjunto à instalação do sistema de iluminação, os servidores da empresa ainda finalizarão nos próximos dias o talude em torno das duas entradas do túnel. “Vamos plantar grama como forma de proteção na saída e entrada da passagem. E terminar ainda a limpeza dos bueiros da drenagem da água pluvial que desce do viaduto e da própria BR”, detalhou Argemiro.
O presidente da Unisal, Sebastião Surubim, esteve no local e parabenizou o secretário pela obra, que há tempos era um sonho da população. “Demorou um pouco para sair, mas o importante é que virou realidade. O pessoal da Mamed e da região aqui não vai mais precisar ir lá no viaduto para chegar ao centro. Facilita muito”, avaliou.
Finalizado o trecho da Mamed e liberada a segunda pista na saída de Rondonópolis até o posto da Polícia Rodoviária Federal, a Objetiva agora prepara-se para focar nos serviços de intersecções em vários pontos dos 13,4 km da travessia urbana e na construção de pistas de apoio laterais na maior parte do trajeto.