GERAL

Semma distribui sementes de crotalária para terrenos ociosos

Em uma ação conjunta as Secretarias Municipais de Meio Ambiente – Semma e de Saúde, foi implantado pela atual gestão, numa maneira inovadora, o incentivo à plantação de crotalária.O chefe da Semma, Lindomar Alves, disse que cidadãos que possuem imóveis na cidade podem requisitar gratuitamente sementes de crotalária juncea, na sede da Secretaria que comanda, e realizar o plantio em suas propriedades.

Alves explica que a planta, além de formar um cenário colorido, tem uma característica peculiar que pode reduzir ainda mais a incidência da dengue em Rondonópolis. “Nos últimos tempos vimos que o trabalho de prevenção feito pelo Município foi efetivo e não registramos números tão significativos de pessoas com esta doença, no entanto, esta medida contribuirá na prevenção para que este problema não volte a ter a força que tinha. Várias cidades no Brasil já adotaram esta medida”, reforçou.

O secretário comenta que, na prática, a crotalária consegue eliminar quase que por completo as larvas do mosquito aedes aegypti que estejam depositadas em locais com acúmulo de água. “Funciona da seguinte maneira: a crotalária, depois de florida, atrai uma libélula. Este inseto, que não causa nenhum dano ao ser humano, deposita seus ovos nos mesmos locais onde o mosquito da dengue põe. Acontece que as larvas da libélula eliminam naturalmente as da dengue e assim se faz o controle, inibindo a proliferação do aedes aegypti”, detalhou.

O telefone da Semma, que está instalada às margens da Avenida Poguba, nas proximidades do Horto Florestal, é o 3411 5108. O horário de funcionamento da Secretaria é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas – de segunda à sexta-feira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo