Secretário de Desenvolvimento Econômico visita Distrito Industrial da Vila Operária

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, Edson Ferreira, visitou o micro distrito industrial da Vila Operária, denominado Anézio Pereira de Oliveira. Vários comerciantes também foram até o local para acompanhar e pediram para Edson agilizar a regularização para que eles possam montar suas empresas.
Durante mais de duas horas o secretário ouviu os comerciantes e passou pelas ruas do micro distrito industrial e ficou animado com o que viu de perto. “São poucos os ajustes que precisam ser feitos na parte estrutural, como galerias para escoar a água da chuva, trazer água e energia para o local”, argumentou.
Edson Ferreira afirmou que essa semana vai se reunir com a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e com o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (sanear) para solicitar as obras de infraestrutura. “A primeira parte de pavimentação já está pronta, é preciso fazer a limpeza das ruas do distrito”, explicou Edson.
A área de 50 hectares foi comparada pela prefeitura pelo valor de R$ 1.067.000,00, o micro distrito foi divido em 142 lotes, são 92 proprietários e o valor cobrado pelo metro quadrado foi de R$ 5,00 e pode ser parcelado direto na prefeitura em 24 vezes. “O principal problema é a burocracia, nessa semana vou ao cartório para regularizar a documentação e liberar as matriculas, tem muita gente na expectativa, querendo mudar logo para o distrito”, argumentou Edson.
O distrito foi criado para as micro, pequenas e até médias empresas e tem objetivo de tirar da área urbana, as empresas que geram ruídos e estão em locais inapropriados.
Francisco Silva tem uma serralheria no bairro Buriti, o lugar já não comporta a demanda de serviço, além do bairro de ter se tornado residencial, o comerciante está entre as pessoas que adquiriu um terreno e foi o primeiro a começar a construir, mesmo sem ter a escritura do terreno na mão.
“Estou muito ansioso para mudar para o novo endereço, quero expandir minha empresa, já recebi proposta para investir em outra cidade, mas meus clientes são de Rondonópolis, eu comecei a construir com medo de perder o terreno, porque a prefeitura deu um prazo de dois anos para instalação”, explicou Francisco.
Sobre o prazo para a construção e início de funcionamento das empresas, o secretário tranquilizou os comerciantes que só vai passar a contar a partir do momento a área estiver regularizada e com as obras de infraestrutura prontas. “Não podemos cobrar esse prazo sem cumprir com a nossa parte, queremos que as empresas se instalem rapidamente, por isso, vamos trabalhar para que o mais rápido possível esses comerciantes possam enfim se instalar no micro distrito”, destacou Edson Ferreira.
O Distrito Industrial da Vila Operária, denominado Anézio Pereira de Oliveira, em homenagem ao pai do vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira (Fulô) foi criado pelo decreto 6.451, de 2 janeiro de 2012.