23.6 C
Rondonópolis
terça-feira, novembro 26, 2024

Secretário de desenvolvimento econômico viaja a Maringá – PR e traz modelos de planejamento

Durante viagem à Maringá-PR, a convite da Associação Comercial Industrial de Rondonópolis (ACIR), o secretário de desenvolvimento econômico, Edson Ferreira, participou de reuniões onde foram apresentadas diversas inovações em termos de crescimento de cidades, modernização da arquitetura urbana, planejamento urbano, processos de incentivos ao desenvolvimento econômico do município, porto seco, parques tecnológicos, capacitação e inovação tecnológica, fortalecimento do pólo educacional, entre outras.

Na oportunidade o secretário e a diretoria da ACIR estiveram na apresentação da empresa Foster, a maior no mundo no ramo de arquitetura de cidades, com sede em Londres na Inglaterra. Conta atualmente com mais de 1.100 arquitetos distribuídos em vários países, trabalha diretamente com estudo e planejamento arquitetônico de cidades. Na apresentação da empresa Edson Ferreira tirou como lição que o setor público precisa a cada dia fazer mais com menos, para mais pessoas, por um tempo maior. “Temos também que focar no meio ambiente, pois, hoje tudo é feito para ser usado e jogado fora, onde é fora? Fora é na natureza!”, explanou.

O secretário observou que na questão do pólo educacional, o objetivo não é formar mão de obra para exportação e sim para atender a demanda local e segurar o profissional na região. “Aqui temos muitos jovens em busca de oportunidades, muita gente que muda para Rondonópolis porque acredita no potencial da cidade, então como contrapartida temos que qualificar essas pessoas” acrescenta Edson Ferreira.

Em relação aos parques tecnológicos Edson acompanhou com funciona o modelo que foi implantado no Paraná onde existe até o modelo virtual que é diferente das outras iniciativas em vigor no país. Diferente das empresas que ficam limitadas a um espaço geográfico próximo às universidades, o modelo paranaense vai tentar promover a integração de maneira virtual. “Por isso tudo precisa ser planejado, é mais caro não planejar”.

A ACIR pretende formalizar uma grande parceria com o município, pois vê que a classe empresarial precisa fazer parte do crescimento sustentável da cidade, contribuindo com projetos de melhorias em várias áreas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO