22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Secretário busca implantação de equipamentos de PAPI e RNAV para o Aeroporto Municipal

Por determinação do prefeito Percival Muniz, o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, deu início ao processo de implantação do RNAV e PAPI para o Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco. As operações com os aparelhos vão garantir mais segurança durante pousos e decolagens das aeronaves, pois permitirão que os pilotos sejam guiados por GPS e também por luzes instaladas nas laterais da pista que informarão a altitude precisa da aeronave.

Os aparelhos seriam instalados junto com um pacote de obras realizadas pelo Governo do Estado, ainda na gestão anterior, mas que foram embargadas após irregularidades na construção. Pela demora na instalação dos equipamentos que estariam previstos, o prefeito decidiu solucionar o problema e autorizou o gestor do aeroporto a buscar a instalação dos mesmos. A partir daí, Argemiro vem trabalhando para desencadear o processo de aquisição dos aparelhos.

“O processo já está em andamento e em breve nosso aeroporto estará operando com estes equipamentos. Mais segurança para os pilotos e também para mais de cinco mil usuários que utilizam mensalmente os voos que saem de Rondonópolis para outras localidades, como Cuiabá, Campinas, Ribeirão Preto e Brasília”, explica Argemiro Ferreira.

Papi

PAPI (Precision Approach Path Indicator, ou em português, Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), é um sistema de luzes, colocado ao lado da pista, que tem por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião quando se aproxima da pista para pousar.

O PAPI é composto por duas, ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a cinco milhas (9,3 Km) durante o dia, e a 20 milhas (37 Km) à noite. De acordo com o ângulo de aproximação do avião à pista, as luzes podem variar e indicar a altitude da aeronave.

Rnav

É um sistema de navegação com coordenadas geográficas por meio do sistema GPS, em que a aeronave voa por uma sequência de pontos até o local de destino. Com o RNAV as aeronaves não precisarão mais ziguezaguear entre os auxílios baseados na superfície para alcançar seus destinos. As aeronaves em RNAV voam diretamente de um ponto para o outro.

Do mesmo modo, se antes as rotas de partida e chegada dos aeródromos se restringiam aos trajetos sobre os auxílios instalados nas proximidades, com o procedimento amplia-se o número de alternativas para novas rotas do gênero, agilizando pousos e decolagens e desobstruindo os terminais aéreos.

Rotas superiores também ganham flexibilidade com o RNAV e passam a dispor de trajetórias de voo alternativas e mais precisas para contornar, por exemplo, situações meteorológicas adversas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO