ECONOMIA

Bilionário Elon Musk participa no Brasil de encontro com Bolsonaro e empresários

O empresário sul-africano Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, chegou a São Paulo na manhã desta sexta (20) e vai participar de um almoço com o presidente Jair Bolsonaro (PL), membros do governo e empresários. Considerado um dos homens mais ricos do mundo, ele deve propor ao governo parcerias para projetos envolvendo o setor educacional e a Amazônia.

Conforme o site UOL, o encontro ocorrerá no no Fasano Boa Vista, um condomínio de luxo localizado em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Musk deve falar durante 30 minutos com com empresários de diversos setores sobre um projeto visando a ‘proteção’ da Amazônia brasileira.

O presidente Jair Bolsonaro já está no local do encontro, mas não fez declarações à imprensa.

Pelo Twitter, Musk disse que está animado por estar no país para o lançamento do serviço de internet que, segundo ele, conectará 19 mil escolas em áreas rurais e irá auxiliar no monitoramento ambiental da Amazônia.

O encontro foi articulado pelo ministro das Comunicações Fábio Faria que, em novembro do ano passado, anunciou ter fechado uma parceria com a SpaceX, que vende tecnologia para transportes e comunicações, para conectar áreas remotas do Brasil com satélites de baixa altitude.

A pasta disse que a implementação do programa começaria em 2022. A parceria para satélites de baixa órbita não depende de licitação, e pode ser fechada por meio de um processo administrativo na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os valores envolvidos na parceria não foram revelados até agora.

Além de Faria e empresários, participam do almoço os ministros general Heleno, Ciro Nogueira, Carlos França e Paulo Sérgio.

POPULARIDADE

O encontro desta sexta acontece no momento em que a popularidade de Musk cresce em grupos de extrema-direita diante das negociações do bilionário para a compra do Twitter.

O empresário pretende diminuir a moderação de conteúdo na rede social, o que agradou usuários penalizados pela disseminação de informações falsas sobre saúde pública e processos eleitorais, por exemplo.

 

Da Redação (com informações do UOL)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo