Secretária Terezinha Maggi visita Campo Verde e conhece demandas sociais

Em visita ao município de Campo Verde, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, esteve em audiência com o prefeito do município, Dimorvan Brescancim, e alguns secretários municipais. Brescancim apresentou algumas reivindicações na área de habitação e assistência social.
Entre os pedidos estava a discussão de um projeto para implantar uma Rede de Proteção Social no sistema de consórcio. A ideia é unir os 11 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul e levantar um diagnóstico da situação das crianças abrigadas, menores em medida socioeducativa, idosos carentes, mulheres vítimas de violência, pessoas vítimas de alcoolismo e drogas, entre outras situações de risco e vulnerabilidade social. Posterior a isso, os municípios construiriam e equipariam unidades para atender essas demandas na modalidade de consórcio.
“Somos cobrados pelo Ministério Público, pelo Judiciário e pelos Governos Federal e Estadual a oferecer casas de apoio e instituições para atender essas demandas, porém, sozinho cada município não vai conseguir, porque os custos são altos, tanto para construção quanto para manutenção. Nosso objetivo é trabalhar em parceria, uma vez que as cidades do consórcio estão num raio de 200 km no máximo, o que permitiria trabalhar desta maneira”, explicou o prefeito de Campo Verde.
O secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior, que acompanhou a reunião, ficou de estudar a proposta. “Já existe dentro da Política Nacional de Assistência Social a previsão dos municípios pequenos trabalharem na modalidade de consórcio. Iremos estudar de que maneira pode-se realizar isso. O importante é que eles reconhecem a importância de instituir uma Rede Municipal de Proteção Social e amparar essas pessoas vitimizadas e fragilizadas”, afirmou.
Outro assunto discutido na reunião foi a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e de algumas casas populares para atender famílias que vivem de aluguel e não têm condições de adquirir a casa própria.
A secretária Terezinha Maggi destacou que na questão da habitação o governo já tem uma programação até o fim do mandato de novas unidades habitacionais nos municípios. “Vou consultar a Secretaria de Infraestrutura para saber o que se pode fazer. Sabemos que a demanda por casas é grande, mas o estado não pode assumir compromissos que depois não conseguirá cumprir. Em todo o Mato Grosso já foram construídas cerca de 40 mil casas e com previsão de chegar a 80 mil no fim de 2010, Campo Verde recebeu muitas unidades dessas, mas tem que se analisar a situação econômica”. Com relação a construção do Cras, a secretária irá verificar também junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável por esse programa, e ao deputado Wellington Fagundes, o que pode ser feito para atender a demanda de Campo Verde, uma vez que os recursos são oriundos de emenda parlamentar e o Governo tem que dar uma contrapartida.
“Todos os pleitos do prefeito são importantes, mas temos que ter o pé no chão e estudar com calma. Vou analisar junto com a equipe da Secretaria o que poderemos fazer em cada situação. Dimorvam tem realizado uma gestão séria, competente, modelo para algumas cidades, e o Governo precisa de prefeitos assim, que se preocupam com o social”, destacou Terezinha Maggi.
O prefeito agradeceu e disse ainda que reconhece as parcerias do Governo. “Temos recebido muita ajuda do governador Blairo Maggi e dos secretários. Apesar do nosso município ter um IDH alto, os problemas sociais aumentam a cada ano, pois ainda existe uma concentração de renda e há sim famílias carentes na nossa cidade, que dependem do poder público. A visita da secretária foi muito boa, pois ela pode verificar o trabalho que estamos desenvolvendo na área social”, complementou Brescancim.
No fim da visita, o prefeito ofereceu um almoço no Centro de Apoio ao Idoso, onde o grupo da terceira idade dançou e cantou e as crianças do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também cantaram. Terezinha ganhou uma cesta com vários produtos confeccionados por alguns programas e ações da Secretaria Municipal de Ação Social. Acompanharam a secretária na visita os secretários-adjuntos Jean Estevan (Trabalho e Emprego), José Rodrigues (Assistência Social), a Superintendente de Habitação, Lúcia Andrade, a coordenadora de transferência de renda, Laurair Ribeiro, e a chefe de gabinete, Valéria Juiz
SETECS