Secretaria intensifica diagnóstico precoce de hepatites

Todas as unidades municipais de saúde concentraram esforços nessa sexta-feira (28) na coleta de amostras de sangue para detectar a hepatite. Essa é uma campanha nacional que busca identificar os casos da doença dos tipos B e C durante o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.
O município disponibilizou quites para a realização do teste rápido, que identifica se o paciente apresenta ou não algum dos dois tipos de hepatite em apenas 20 minutos. Joseane Souza Nascimento dos Santos, coletou os materiais das pessoas que estiveram na Secretaria de Saúde. Ela explicou que qualquer pessoa pode fazer o teste e não precisa de preparação prévia. Quando identificado algum caso, os profissionais fizeram encaminhamento imediato para tratamento.
A servidora pública Euza Divina Martins Borges, 42 anos, trabalha no setor de Recursos Humanos e reservou um espaço do dia para participar da campanha. Ela contou que aproveita essas ações do município para estar sempre em dia com a saúde. “Eu participo sempre. Esse ano estive na campanha de vacinação e atualizei a minha carteira. Eu precisava de três vacinas e pude fazer tudo no mesmo dia e de graça”, comentou.
Essa ação foi realizada para detectar apenas as hepatites. Quem não compareceu em uma das unidades de saúde, como nos PSFs e Policlínica, por exemplo, pode procurar a unidade mais próxima da residência e solicitar o exame que é gratuito.
Normalmente as hepatites virais não apresentam sintomas e passam despercebidas podendo ser identificadas apenas pelo exame. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que para se prevenir é preciso evitar contato direto com sangue, evitando compartilhamento de agulhas, escovas de dente, barbeadores e alicates; fazer tatuagens, manicure e piercings com material individual e usar camisinha sempre.