22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Secretaria de Saúde garante medicação para prevenir infecção grave em bebês prematuros

Pais de bebês prematuros de Rondonópolis e região Sul do Estado, agora têm a chance de fazer a prevenção de infecção grave nessas criança, na cidade polo. A Secretaria de Saúde começa a oferecer a medicação Palivizumabe que é ministrada para prevenir a doença causada pelo Vírus Sincicial Respiratório. As primeiras doses vão ser ofertadas a nove crianças, nesta terça-feira (15), no Hospital Municipal da Criança. Oito delas são de Rondonópolis.

Noeny Sousa – enfermeira responsável pela imunização – explica que a medicação vai ser ofertada a bebês prematuros com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas e às crianças com até dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade ou cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada. OPalivizumabe é uma medicação de alto custo e o cadastro dos pacientes é enviado para controle da Secretaria de Saúde do Estado.

Até o ano passado os pais precisavam se deslocar até Cuiabá para a criança prematura receber a medicação. Para facilitar a vida dessas famílias, a secretária Marildes Ferreira solicitou ao Governo do Estado a capacitação de profissionais do Hospital Municipal da Criança para administrar o remédio nos pacientes locais. Foram capacitados uma médica pediatra, um enfermeiro e um técnico de enfermagem para atender aos prematuros de Rondonópolis e toda região Sul. A Santa Casa atende apenas os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO