A secretária Municipal de Saúde, Tânia Balbinotti, junto com a equipe da pasta, participou do encontro “Dialogando sobre o Projeto PlanificaSUS, fase 3”, nesta sexta-feira (21) em Rondonópolis. O encontro tem o objetivo de fomentar a comunicação e a participação dos gestores municipais de saúde nos processos de organização da atenção primária em saúde e da atenção ambulatorial especializada.
A secretária destaca que o projeto PlanificaSUS, que é um projeto do Hospital Albert Einstein, com apoio do Ministério da Saúde, vem de encontro com a proposta da gestão atual de integração da rede de saúde, com a saúde básica, média, alta complexidade e especialidades.
“Estamos trabalhando nessa integração desde que assumimos a Secretaria. Algumas coisas já foram feitas. Foram realizadas reuniões com médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde e dos hospitais municipais, e ainda com os médicos da saúde especializada”, explica.
O objetivo é tratar as informações desses pacientes de forma integrada em toda a rede. Assim, o médico especialista tem acesso às informações do paciente desde que ele foi atendido pela primeira vez na rede básica. “Isso torna o tratamento do paciente muito mais eficaz. Na hora de tratar o paciente, o médico tem acesso aos tratamentos que esse paciente já fez, aos exames, ao histórico médico dele, de doenças que ele teve”, exemplifica a secretária.
Tânia Balbinottti ainda ressalta que o trabalho começa pela integração dos profissionais da saúde. “Essa é a visão de tratar o ser humano de forma integral, de ver todo o aspecto, inclusive a parte pessoal, psicológica dos pacientes”, acrescenta.
Desde que assumiu a gestão a secretária de Saúde destaca que já conseguiu integrar as equipes dos hospitais municipais e das unidades básicas de saúde e que esse trabalho já vem colhendo resultados positivos.
“Esse trabalho com as unidades básicas atendendo de forma integrada já tem dado resultados”, aponta a secretária destacando que essa integração contribuiu para que se reduzisse os casos de dengue e chikungunya, que caíram pela metade na cidade em comparação com as primeiras semanas de janeiro.
PlanificaSUS
A Planificação da Atenção à Saúde é uma proposta teórica metodológica, elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, para apoiar as equipes técnicas e gerenciais dos Estados e municípios na implementação das Redes de Atenção à Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Utilizando o modelo de atenção às condições crônicas de saúde e o modelo operacional da construção social da atenção primária, a planificação visa fortalecer o papel da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada na organização das redes de atenção à saúde: organizando, qualificando e integrando os processos de trabalho das equipes.
Fonte: Da Assessoria
Leia Mais: