Secretaria de Estado de Saúde fornece orientações para quem vai à Copa do Mundo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) disponibiliza em sua página na internet (www.saude.mt.gov.br) informações destinadas aos viajantes com destino à África do Sul, que vão acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2010. As informações fazem parte do Boletim Técnico produzido pelo Ministério da Saúde. A Copa tem como tradição reunir povos de todo o mundo, o que leva as autoridades a tomarem as devidas precauções e recomendações quando há um risco potencial de disseminação de doenças.
Entre as recomendações do Ministério da Saúde está a necessidade de o viajante apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, comprovando ter sido vacinado contra febre amarela. Como a África apresenta surtos de sarampo e de rubéola, recomenda-se também a vacinação contra essas doenças. Os profissionais de saúde alertam para a segurança e qualidade dos alimentos consumidos.
As autoridades sugerem que sejam procuradas unidades de saúde caso surjam sintomas como dor no corpo, febre, dor de cabeça ou diarréia, entre outros. Recomenda-se ao turista se prevenir com uso de preservativos, filtros solares e repelentes, além de cuidados com a higiene.
Outra recomendação importante, segundo a nota técnica do MS, se refere a entrada de medicamentos de uso pessoal em outros países, que poderá sofrer fiscalização sanitária, para tanto orienta-se procurar informações junto à embaixada ou consuladodo país de destino. Em geral, os países exigem prescrição médica, atestando a necessidade e quantidade da medicação de uso contínuo ou controlado. É importante que o medicamento esteja acondicionado de acordo com as normas do fabricante e acompanhado da caixa e bula original.
As informações também poderão ser adquiridas no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/svs).

Fonte: SES/MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo