A Secretária Municipal de Educação, Carmem Garcia Monteiro, se antecipou aos requerimentos dos vereadores Thiago Muniz e Silvio Negri, que a convidaram a fornecer informações sobre o atraso de 14 dias no ano letivo da rede municipal, e compareceu na tarde desta quinta-feira (9), e forneceu todas as informações pertinentes, bem como, ainda explicou algumas dúvidas apresentadas por vereadores que queriam mais informações sobre o processo seletivo para contratação de profissionais da educação.
Inicialmente marcado para ter início no dia 06/02, por conta de impedimentos legais previstos na Instrução Normativa de 2016 e atendendo a alguns requisitos do controle Interno, as aulas na rede municipal foram adiadas e deverão ser iniciadas no dia 20/02.
Os vereadores estavam preocupados com eventuais prejuízos aos pais e alunos, e também aos profissionais da educação, mas a secretaria tranquilizou os presentes, fornecendo todas as explicações necessárias, mostrando inclusive aos vereadores que a equipe da SEMED, já esta trabalhando num programa de reposição de aulas para garantir as 800 horas/aulas e os 200 dias do ano letivo.
A secretária reconheceu o atraso e deixou claro que as crianças não serão prejudicadas por conta do ocorrido. “Nós vamos repor os dez dias de atraso para não levar prejuízos aos alunos da rede municipal de ensino. Já estamos montando um cronograma de aula para atender nosso calendário escolar”.
Os vereadores questionaram ainda O processo seletivo por contagem de pontos, mas a secretária explicou que a secretaria está amparada em lei baseadas na Instrução Normativa de 2016, e nenhuma irregularidade foi feita durante o processo.
Carmem Garcia inclusive, acatou a sugestão do vereadores para promover a contagem dos pontos na presença dos candidatos.
Na verdade, a secretária repassou que esse direito já está garantido em lei, para os candidatos que se sentirem prejudicados de alguma forma, ou que tenham dúvidas sobre a sua pontuação.
A secretária disse ainda que foram feitas 1.455 inscrições para o seletivo e a equipe da secretaria já fez as contagens de pontos conforme pede o edital.
“Houve alguns recursos, mas as inscrições foram feitas e, apesar da quantidade, não houve tumulto e nem contratempos. Fora estas contratações por seletivo, dia 13 de fevereiro, vamos dar posse aos 27 professores convocados em dezembro e, tão logo, vamos realocá-los nas salas de aula”, conclui.
Dadas as devidas explicações, os vereadores agradeceram a gentileza da secretaria em atender prontamente as solicitações da casa, indo pessoalmente fornecer as informações solicitadas e dirimir qualquer dúvida que os parlamentares pudessem ter a respeito dos temas questionados.
Estiveram presentes à reunião, o presidente Rodrigo da Zaeli, Juary Miranda, Dr. Orestes Miráglia, Hélio Pichioni, Thiago Muniz, Tenente Guinâncio, Professor Sidney, Cláudio da Farmácia, Jailton do Pesque Pague, Beto do Amendoim, Vilmar Pimentel, Elton Mazette, Batista e Fábio Cardozo.