26.6 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Secretaria de Educação promove vivência para professores do curso de formação da educação infantil

Aconteceu, nesta quinta-feira (28), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a culminância da segunda edição do curso de formação para professores com o tema “Ludicidade, continuidade e significatividade nos campos de experiência”. As aulas tiveram início em agosto e são promovidas pelo Departamento de Formação Profissional da Semed.

Participam da formação cerca de 200 professores da educação infantil da Rede Pública Municipal, que lecionam para crianças até três anos de idade. Durante o curso os docentes trabalham os diversos campos de experiência que serão aplicados em sala de aula com os alunos.

As abordagens envolvem artes, literatura, dramatizações e brincadeiras, já que essas são algumas das vias utilizadas para promover o desenvolvimento dos pequenos em seu processo de crescimento e aprendizado. Um enfoque especial tem sido dado à questão do debate sobre a diversidade estética e os padrões de beleza.

A secretária de Educação, Carmem Garcia Monteiro, assinalou a necessidade de incentivar o prazer de ler nas novas gerações: “É importante despertarmos o gosto pela leitura de forma a favorecer o processo de ensino e aprendizagem, estimulando o interesse pelo livro e por brincadeiras interativas em um ambiente alegre e descontraído”.

O encontro desta quarta-feira buscou abrir um espaço de troca entre os docentes sobre os conhecimentos adquiridos até agora durante as aulas. “Hoje, os professores vão se apresentar para seus pares. Serão atividades como músicas, teatro e brincadeiras em que uns assistem aos outros. É um momento bastante lúdico”, comentou a coordenadora do curso, Jacirene Pires.

Para a professora Dulcilene Rodrigues Fernandes, que ministra as aulas sobre os campos de experiência, o objetivo do trabalho é criar empatia de forma que os docentes consigam compreender os sentimentos dos alunos no ambiente de ensino. Ela ressaltou que a educação infantil é baseada na ludicidade, já que é a partir da brincadeira e da emoção que o professor consegue estimular o desenvolvimento e o progresso do aluno.

“Hoje, estamos promovendo uma vivência, que é um momento entre a teoria e a prática. O foco nos campos de experiência tem como objetivo proporcionar aos professores o devido cuidado que eles também devem receber. Assim, queremos que esses profissionais entrem em contato com as suas emoções, pois quanto mais sensíveis eles forem, mais vão poder se colocar no lugar dos alunos e transferir esse cuidado e carinho para as crianças”, explicou a professora.

A formação tem 30 horas e termina no próximo mês. O encerramento está programado para o dia 26 de outubro, no Cais, quando todos os cursos promovidos pelo Departamento de Formação Profissional da Semed em 2017 vão apresentar os resultados atingidos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO