31.4 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Secretaria de Educação de Pedra Preta inova com Páscoa da Partilha

A Secretaria Municipal de Educação de Pedra Preta decidiu inovar este ano nas comemorações alusivas à Páscoa. Os tradicionais ovos de chocolate, nocivos à saúde, foram substituídos por alimentos saudáveis e a comunidade escolar foi convidada à participar das comemorações realizadas nas unidades de ensino. A novidade beneficiou mais de 2,4 mil pessoas – entre alunos e moradores.

A secretária de Educação, Iranice Santana Cardoso, explicou que a iniciativa partiu da própria pasta, atendendo a uma normativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Conforme ela, o foco principal foi resgatar os princípios reais da páscoa.

“Durante toda a semana os lanches foram enriquecidos com pães e frutas produzidos por agricultores familiares. Além disso convidamos as famílias a oferecerem, dentro de suas possibilidades, outros alimentos saudáveis para comemorarmos a páscoa de forma compartilhada", explicou.

Em algumas escolas os eventos foram realizados dentro da unidade, em outras a partilha ocorreu nas praças com a participação da comunidade.

Iranice disse que além de atender as orientações do Ministério da Educação sobre a priorização dos alimentos que fazem bem à saúde, a mudança também valorizou a agricultura familiar e reforçou os laços de união entre as crianças.

“Procuramos resignificar a Páscoa e o resultado foi positivo. Claro que sempre há críticas motivadas por questões políticas, mas os objetivos de promover a união, a valorização dos nossos produtores e a alimentação saudável foram atingidos”, afirmou.

A Secretaria de Educação também autorizou que as escolas entregassem para as crianças bananas e outras frutas que seriam usadas na merenda escolar durante o feriado. Com a medida evitou-se que os produtos pudessem se perder neste período e, ao mesmo tempo, a inclusão desses alimentos na dieta das famílias.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO