GERAL

Casas do Dom Osório 2 serão entregues até segunda quinzena de maio

Falta muito pouco para a concretização do sonho da casa própria das 348 famílias contempladas com uma unidade no Conjunto Habitacional Dom Osório. Diretores da Caixa Econômica Federal, após vistoriar a área e se reunir com o secretário municipal de Habitação, Ildo Rodrigues, definiram que a entrega das residências deve ocorrer até a segunda quinzena de maio.

“Foi bastante produtiva essa visita técnica no Dom Osório 2, onde pudemos verificar as melhorias que precisam ser feitas nas casas pela construtora, para fazermos a última medição e entregarmos aos contemplados”, disse a gerente regional de Construção Civil da Caixa Econômica Federal, Fátima Regina Castelli de Pinheiro, que estava acompanhada de Manoel dos Santos, Gerente de Desenvolvimento Urbano e Jian Carlo de Carvalho, coordenador de fila de entrega.

Segundo ela, pelo que foi visto no local e com a garantia do secretário municipal de Habitação, Ildo Rodrigues, de que o Habite-se de todas as unidades já estão encaminhados e até o dia 1º de Maio a rede de esgoto está concluída, “vamos agora só definir o cronograma do processo de efetivação e entrega aos contemplados”, completou. “Acredito, que até o dia 16 maio faremos a entrega”.

As 348 casas, que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida, não podiam ser entregues ainda devido a falta de rede esgoto. “Mas, isso já está solucionado e o Sanear informou que concluirá esse trabalho até o dia 1º”, comemorou o secretário Ildo Rodrigues.

Ele destacou, ainda, que desde o primeiro dia de mandato da atual administração foi feito uma força-tarefa pela equipe da Habitação, para resolver as pendências documentais que impendiam a entrega das casas. “Todos os contemplados do Dom Osório foram visitados por assistentes sociais, que fizeram o levantamento do projeto técnico social, conforme recomenda a Lei”.

Após a realização desse trabalho, conforme Ildo, a secretaria montou os processos. “E hoje fizemos os processos de cada um à Caixa Econômica, que irá agora fazer uma nova triagem, com cruzamentos de dados e qualquer irregularidade deverá ser eliminada pela Caixa”, informou.

Inovação

O secretário aproveitou a reunião com os diretores da Caixa Econômica para mostrar a inovação que será implantada pela atual administração, com intuito de dar maior agilidade e transparência ao processo de acesso aos programas habitacionais no município. Trata-se de cadastro eletrônico, que está em fase de testes e deve ser lançado em maio.

O novo sistema digitalizado de cadastro contará com foto e cópia digitalizada de todos os documentos do titular do cadastro e seu cônjuge, que poderão ser acessados por todos no site da prefeitura. "Haverá um link que poderá ser acessado por todos os cidadãos e, caso alguém identifique alguma pessoa que já tenha casa ou que não se enquadre nos critérios estabelecidos, poderá fazer a denúncia para nós pela própria página”.

“Essa será uma ferramenta moderna para nos ajudar a eliminar as falcatruas que eram feitas com casas populares na cidade", informou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo