Combate ao Aedes: Coder pede colaboração de todos para manter áreas limpas e livres de focos

A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis também entrou na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Além das ações cotidianas de limpeza de vias e áreas públicas, participou do Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito, realizado no último sábado (13) – atuando em conjunto com representantes de outras Secretarias, do 18 GAC e também voluntários.
As ações foram desenvolvidas em mais de dez bairros da região Salmen, cobrindo mais de 2.700 lotes. A principal colaboração da Coder ocorreu na limpeza e remoção de lixo, entulhos e de materiais que podem acumular água e servir para a proliferação do mosquito. Só no sábado foram retirados mais de 240 metros de detritos.
“Devido ao grande volume de material, a nossa equipe deu sequência às atividades nesta segunda-feira. No total retiramos 43 cargas de caminhão com todo o tipo de lixo que se pode imaginar. Agora contamos com a colaboração da população no sentido de manter essas áreas limpas e livres do mosquito”, disse o responsável pelo setor de Limpeza Pública da Coder, Severino da Silva.
Esta não foi a primeira vez que a Coder participou de ações visando a limpeza da cidade. No ano passado a empresa também teve atuação destacada no mutirão ‘Rio Vivo’, retirando mais de 300 toneladas de lixo das margens do Rio Arareau.
“Estamos atentos e, dentro das nossas possibilidades, prontos para apoiar todas as iniciativas visando melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Já manifestamos isso à secretária de Saúde e, independente disso, manteremos nossos esforços para ajudar Rondonópolis a combater o mosquito”, antecipou o presidente da Coder, Cristovão Teixeira.
O Aedes aegypti é o principal vetor dos vírus da Dengue, da Febre Chikungunya e também do Zika vírus – que está relacionado a doenças graves como a Síndrome de Guillain-Barré e a Microcefalia.