Segue em andamento o processo para colocar em funcionamento a nova Estação de Tratamento de Água, a ETA 2, que fica ao lado da ETA 1, na Avenida Lions Internacional. O Serviço de Saneamento de Rondonópolis – Sanear programou para esta quarta-feira (18) a terceira etapa da interligação de uma nova adutora de 600mm na ETA 2, que está na fase final dos preparativos para sua entrada em operação.
A nova ETA terá capacidade de tratar 600 litros de água por segundo e sua entrada em operação faz parte da determinação do prefeito Percival Muniz para ampliar e melhorar o sistema de abastecimento na cidade. Hoje, o sistema conta com uma adutora de 450mm, que capta 400 litros por segundo de água do Rio Vermelho e encaminha à ETA 1.
De acordo com o diretor de manutenção do Sanear, Cristovão Teixeira, para realização da terceira etapa de interligação da nova adutora na ETA 2 será feita a paralisação, das 6h às 18h, no sistema de captação e produção de água junto à Estação de Captação do Rio Vermelho, nos fundos do Colina Verde, e na ETA 1.
“Essa paralisação do sistema de produção de água da ETA 1 será para fazer a interligação da nova adutora de água bruta na calha parshall da nova ETA”, explica Cristovão, acrescentando que as duas outras etapas de interligação da adutora junto à estação de captação do Rio Vermelho ocorreram no mês passado.
Teixeira alerta que, com a parada da captação para as obras de interligação, poderão ocorrer oscilações no abastecimento de água nos bairros das regiões que são abastecidos pela ETA 1 (veja abaixo), principalmente no período da tarde. “ Foram feitos todos os esforços para que os reservatórios amanheçam cheios e, com isso, a paralisação na produção de água ocorra e cause o mínimo de transtorno possível”.
Recomendação
O Sanear solicita a compreensão de todos e recomenda o consumo moderado das reservas domiciliares. Mais informações podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone gratuito 0800 647 2442, que funciona das 7h às 19 horas, de segunda a sábado; e aos domingos, das 7 às 17h. Ao ligar, tenha sempre em mãos a conta de água ou a matrícula.
Regiões que podem ser afetadas:
1. Setor: Cidade Alta, Jardim Iguaçu, Participação, São Sebastião, Nossa Senhora do Amparo, Cardoso e Residencial São José;
2. Setor: Parque Sagrada Família, parte do Azaleia, Margarida, Parque das Rosas e Residencial Farias;
3. Setor: Jardim Mato Grosso, Colina Verde, Cohab Velha e Vila Aurora;
4. Setor: Santa Cruz até a região do Cascalhinho;
5. Setor: Jardim Guanabara, Vila Birigui até a Vila Militar;
6. Todo o Setor do Jardim Morumbi;
7. Grande Região do Monte Líbano, Liberdade e Tropical;
8. Grande Região do Jardim Belo Horizonte até o Parque Oasis.