22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Sanear faz interligação de nova adutora na captação do Rio Vermelho

Para melhorar o sistema de captação, tratamento e abastecimento de água da cidade, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, realiza nesta terça-feira (22) a primeira etapa da interligação de uma nova adutora de 600mm com o sistema existente na estação de captação do Rio Vermelho. Hoje, o sistema conta com uma adutora de 450mm, que capta 400 litros por segundo de água e encaminha à Estação de Tratamento de Água – ETA 1, que fica na Avenida Lions Internacional.

Por conta das obras de interligação, que devem ocorrer das 6h às 12h desta terça-feira, o Sanear informa que poderão ocorrer oscilações no abastecimento de água nos bairros das regiões que são abastecidos pela ETA 1. Com isto, a diminuição no abastecimento poderá ser sentida mais no período da tarde. O Sanear garante que todos os esforços serão feitos para que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível.

A nova adutora de água bruta está sendo implantada, com o objetivo de ampliar a capacidade de adução de água bruta da captação do Rio Vermelho até a ETA 2, que fica ao lado da ETE 1. Ela está em fase final de construção e terá capacidade de tratar 600 litros por segundos. Com isso, praticamente se dobrará a disponibilidade de água para distribuição à população, deixando a cidade preparada para o crescimento dos próximos anos sem risco de desabastecimento.

Esta é uma das metas do Prefeito Percival Muniz, que assumiu a prefeitura no início de 2013 com Rondonópolis com um déficit entre a demanda de consumo (960 litros por segundo) e a produção (780 litros por segundo) de água tratada. Mas que já foi superado com os investimentos feitos na melhoria e ampliação do sistema e na perfuração de novos poços em pontos estratégicos da cidade.

Economia

Durante o período da obra de interligação, a recomendação é economizar água, antes e após a normalização do sistema, uma vez que os bairros das partes mais altas devem esperar a pressurização da água nas redes para que o abastecimento volte ao normal.

Assim, o Sanear solicita a compreensão de todos e alerta para o consumo moderado das reservas domiciliares. Mais informações podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone gratuito 0800 6472442, que funciona das 7 às 19 horas. Ao ligar, tenha sempre em mãos: a conta de água ou a matrícula.

Regiões que podem ser afetadas

1. Setor: Cidade Alta, Jardim Iguaçu, Participação, São Sebastião, Nossa Senhora do Amparo, Cardoso e Residencial São José.

2. Setor: Parque Sagrada Família, Parte do Azaleia, Margarida, Parque das Rosas e Residencial Farias.

3. Setor: Jardim Mato Grosso, Colina Verde, Cohab Velha e Vila Aurora.

4. Setor: Santa Cruz até a região do Cascalhinho.

5. Setor: Jardim Guanabara, Vila Birigui até a Vila Militar .

6. Todo o Setor do Jardim Morumbi.

7. Grande região do Monte Líbano, Liberdade e Tropical.

8. Grande Região do Jardim Belo Horizonte até o Parque Oasis.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO