24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Saneamento básico já

A divulgação da informação que Rondonópolis foi destaque como o município mais bem avaliado da região Centro-Oeste em saneamento básico, de acordo com o Ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) , é de fato uma notícia que deve ser divulgada e elogiada.
Vale destacar que a pesquisa que coloca a nossa cidade no topo de ranking, mostra que estamos com 91% de tratamento de esgoto e 99% do lixo com destinação correta e o mais importante de tudo isso é que em breve chegaremos aos 99% de tratamento de esgoto, em razão dos investimentos que a atual gestão está fazendo.
O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos recebem destinação adequada.
Para se ter ideia do peso de Rondonópolis; a capital do Mato Grosso aparece distante das primeiras colocadas. Com 200 pontos abaixo de Rondonópolis, ela obteve 287,67.
Na realidade, investir em tratamento de esgoto e destinação correta do lixo, por mais estranho que possa aparecer, é uma iniciativa política e não técnica. O gestor que investe em saneamento básico, mostra de forma clara que não está preocupado apenas com o voto no futuro e sim com bem-estar e qualidade de vida da população.
Cidade com saneamento básico é exemplo de modernidade e boa saúde da população; pois o saneamento ajuda a combater doenças e traz ao povo uma sensação de bem-estar.
O que o ocorre é que investimento em asfalto, por exemplo, dá mais retorno eleitoral ao gestor do que uma rede de esgoto eficiente. Basicamente pelo fato de que a obra do asfalto está exposta, a vista de todos e o esgoto não, é uma obra enterrada que ninguém vê e quando funciona de forma eficiente não se repara.
No entanto, nada supera uma política eficiente de saneamento básico, em termos de qualidade de vida.
Portanto, sempre que podemos temos sim; que aplaudir de pé todo e qualquer gestor que prioriza o saneamento básico em sua política social, isso nos demonstra de forma clara que as nossas gerações futuras, terão com toda a certeza uma melhor qualidade de vida.
Resta também torcer para que outros municípios do nosso Estado e também do Brasil invistam em uma política nesse sentido e torne o nosso Estado e País como exemplo de política de saneamento básico. Um sonho que caso vire realidade todos ganham.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO