A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou, ontem, o projeto de lei criando mais uma Vara da Justiça Federal em Rondonópolis. “É de fundamental importância a criação de mais esse instrumento para que o cidadão veja seus processos transcorrerem com celeridade e, consecutivamente, se diminua a angústia da espera pela resolução de casos que podem mudar por completo a vida de uma pessoa”, disse o senador mato-grossense José Medeiros (PPS), relator do projeto.
O senador completa ainda, que a aprovação do projeto que cria mais uma Vara de Justiça para Rondonópolis foi um esforço de toda a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional. Ainda como relator da matéria, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Medeiros ressaltou em seu parecer que o município “experimenta altos índices de desenvolvimento econômico e demográfico”, projetando até as chances reais da demanda crescer ainda mais nos próximos anos.
A 2ª Vara Federal de Rondonópolis deverá contar com um cargo de juiz federal e um cargo de juiz federal substituto. Além disso, 17 novos cargos efetivos (13 de analista e 4 de técnico judiciário), um cargo em comissão e 13 funções comissionadas serão criados. Atualmente 14 mil processos tramitam na Justiça de Rondonópolis.