As férias acabaram e a volta às aulas traz para os pais a preocupação com a alimentação das crianças fora de casa, além da necessidade de elabora um lanche de qualidade, saudável e equilibrado. Pensando nisso a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo separou algumas dicas de como preparar uma ótima lancheira para os seus filhos:
Diversifique os alimentos oferecidos. É muito importante tornar o lanche uma refeição atrativa às crianças e quanto mais colorida, mais nutrientes ela terá!
Peça ajuda das crianças para montar a lancheira. Participar da escolha, faz com que elas se interessem mais pela refeição.
Mude a apresentação dos alimentos. Utilize cortadores, faça diferentes modelagens. Uma pequena alteração na forma pode fazer grande diferença na aceitação do lanche.
Evite o consumo diário de alimentos como: refrigerante, salgadinhos, bolos industrializados, bolachas recheadas e achocolatado, que possuem alta quantidade de sódio, corantes, conservantes, açúcar e gordura (trans e saturada). Se consumidos diariamente, esses alimentos podem prejudicar a saúde das crianças, facilitando o aparecimento de diabetes, doenças cardíacas entre outras diversas doenças.
O número de crianças com excesso de peso vem aumentando significativamente, segundo a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) realizada em 2008, cerca de 33,5% das crianças de 5 a 9 anos de idade estão acima do peso considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por Adriana Luiza.