Morre em São Paulo o ex-deputado Homero Pereira, após luta contra o câncer

Morreu neste domingo, 20, em São Paulo, o ex-deputado federal Homero Pereira,57, filiado ao Partido Social Democrático. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, lutando contra um câncer no estômago e que se transformou em metástase – forma mais dura da doença. Seu corpo será trasladado para Cuiabá. O velório do ex-deputado, segundo a família, será na sede da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato)
No ultimo dia 26, Pereira anunciou oficialmente sua aposentadoria da vida política para se dedicar ao tratamento do câncer, descoberto desde o início deste ano. Na ocasião, fez um discurso comovente: “Estou me retirando da vida política não por vontade própria, mas porque preciso priorizar a minha saúde. Sigo com foco no meu tratamento, fé na minha recuperação e o apoio da família” – disse.
A doença foi descoberta a partir de um exame médico de rotina. Após a retirada do estômago em junho deste ano, as funções do órgão passaram a ser desempenhadas com parte reconstruída do tecido do duodeno.
Pereira ouviu dos médicos que precisa se dedicar exclusivamente ao tratamento da doença, por isso decidiu pedir aposentadoria da Câmara. Ele tentou evitar a medida ao máximo e prorrogou a licença do Congresso seguidas vezes, mas se viu obrigado a desistir do mandato e enfrentar o tratamento em tempo integral.
Ex-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, Homero foi líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior bancada do Congesso Nacional .Deputado Federal por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2013), também exerceu o cargo de deputado estadual entre os anos de 1993 e 1994. Homero ocupou ainda os cargos de secretário de Estado de Agricultura e de superintendente da Conab. Era também produtor rural, economista e técnico em agropecuária.
Sua trajetória política foi pautada pela luta em defesa do setor rural. Em 2005, Homero recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadão Mato-grossense.
Homero Pereira deixa um legado para os mato-grossenses. Seu trabalho em defesa do Estado e do País foi pautado pela determinação. Sua atuação parlamentar foi fundamental em vários momentos. Um dos mais recentes, foi sua luta em defesa do Novo Código Florestal. A conduta ética dentro e fora da política fica como exemplo.
“Temos muito a agradecer ao Homero Pereira. Sua trajetória no Câmara dos Deputados foi excepcional e seu empenho foi reconhecido nacionalmente quando assumiu a presidência da FPA. Para nós é um orgulho tê-lo como representante dos produtores rurais” – disse o atual presidente da Famato, Rui Prado, na ocasião.
fonte: 24 horas news