Comunidades rurais na fronteira com a Bolívia recebem treinamento

Cerca de mil pessoas entre produtores e estudantes de comunidades rurais que residem na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia estão recebendo aulas de Educação Sanitária. O trabalho realizado pelo Governo de Mato Grosso, através do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem como objetivo sensibilizar os produtores sobre as boas práticas de vacinação, notificação de doenças dos animais e saúde vegetal e o uso de defensivos.
O ciclo de palestras ministrado por veterinários do Indea acontece até o dia 30 de novembro, abrangendo as comunidades Corixa, Corixinha, Clarinópolis e Roça Velha em Cáceres; Vila Picada no Município de Porto Esperidião e ainda Palmarito, Seringal e Ponta do Aterro em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Os estudantes recebem orientações sobre febre aftosa, raiva, brucelose e sanidade vegetal, no final da apresentação os participantes são convidados a elaborar uma redação sobre um dos temas apresentados, e o melhor trabalho é premiado.
Já os produtores participam do sorteio de dois kits completos de vacinação, contendo pistola, agulhas, laço, corda, caixas isotérmicas, materiais para limpeza e desinfecção. Os kits foram adquiridos pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa/MT).
Para o presidente do Indea, Jurandir Ribas, o trabalho de Educação Sanitária reflete positivamente nas ações desenvolvidas pelo instituto na região de fronteira. “além da preocupação com a vigilância sanitária animal e vegetal, estamos de forma constante orientando o produtor sobre a importância dessa prática, nesse sentido as palestras de orientação são direcionadas não só aos produtores, mas, também aos filhos que serão seus sucessores”, afirmou.
Fonte:SECOM/MT