O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Roni Magnani (PSB) usou as redes sociais para destacar a importância de Tiradentes, homenageado no feriado nacional desta quinta-feira (21). O parlamentar postou uma foto de estudantes da Escola São José Operário e disse que a data o faz relembrar dos ensinamentos sobre o papel do líder da Inconfidência Mineira na luta pela independência do Brasil.
“Neste dia 21 de abril me faz lembrar dos tempos de escola na Vila Operária, onde Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, representa a luta pelos valores democráticos e de liberdade”, afirmou.
Em conversa com a reportagem do Regional MT, Magnani disse que a história de Tiradentes é um exemplo para todos os brasileiros e deve inspirar as lideranças políticas sobre o real sentido do patriotismo e da liberdade.
HISTÓRIA
Tiradentes entrou para a história do Brasil por seu envolvimento com a Inconfidência Mineira, movimento do Século 18 que foi um dos primeiros a levantar a bandeira pela independência do país.
Naquela época o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais.
A região tornou-se o centro econômico e cultural do país e, neste cenário, cresceu a revolta contra os altos impostos e as medidas repressivas da coroa portuguesa àqueles que reclamavam da exploração.
A maioria dos conspiradores da Inconfidência Mineira eram homens ricos e cultos. O mais pobre era Tiradentes, um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente) que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Porém, era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento.
Traídos por um dos seus membros, os inconfidentes foram capturados e condenados pelas autoridades portuguesas. Os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio. Mas Tiradentes foi enforcado, no dia 21 de abril de 1792, e ainda teve o corpo esquartejado para que seus membros ficassem expostos ao público – como forma de desencorajar outras rebeliões.
Apesar de ter sido executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822. Mas foi apenas em 9 de dezembro de 1965 que o dia 21 de abril —data do enforcamento de Tiradentes— foi considerado feriado nacional.
O feriado foi instituído pelo presidente Castelo Branco, por meio da Lei N. 4.897. Tal lei também concedeu o título de "Patrono da Nação Brasileira" a Tiradentes.
Eduardo Ramos – Da Redação