Rondonópolis vai contar com programa de combate ao crack

A Prefeitura de Rondonópolis se uniu a diversos órgãos da segurança pública para realizar no município o programa “Crack: é possível vencer”. O lançamento das atividades acontece nesta sexta-feira, dia 2 de março, na sede da União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros (Uramb), no bairro La Salle 2.
O local vai servir de base para receber os usuários que serão transportados pela Polícia onde vão receber os primeiros atendimentos de saúde. Serão coletados materiais para a realização de exames para fazer um diagnostico de como está a saúde de cada pessoa para que possam ser encaminhados para os devidos tratamentos.
A coordenadora do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentin, explicou que uma vez por mês será feito um arrastão pelas ruas da cidade para identificar os usuários e levá-los para passar pelo programa.
Todo o trabalho será desenvolvido em conjunto pelas Secretarias Municipais de Saúde, Promoção e Assistência Social, as Polícias Civil e Militar, funcionários do Sistema Prisional e também do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp).
As ações do programa são integradas e envolvem três frentes de atuação: cuidado, autoridade e a prevenção, esse último com o trabalho de conscientização feito nas escolas do município. O Crack: é possível vencer integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.