Não obstante seja quase sessentona, Rondonópolis não sofreu o desgaste da poeira do tempo. É hoje, sem dúvida, uma cidade jovem pelo seu desenvolvimento, pela sua dinâmica, pela força de seu comércio, pela força da sua indústria e, sobretudo, pela energia e pela ânsia de desenvolvimento do seu povo.
Em sua trajetória histórica Rondonópolis foi um grande desafio para todos aqueles que, com a visão do futuro, regaram o solo rondonopolitano com o suor de seus rostos e, com suas mãos calejadas manejaram, o facão ou o machado, para desbravar o cerrado e lançar os alicerces dessa exuberante cidade.
Quase seis décadas após, Rondonópolis vem cumprindo seu destino vislumbrado por Rondon e hoje orgulha-se de ser um pólo regional que congrega 17 municípios. É referência no educação com qualidade de ensino, desde o fundamental ao universitário. Na saúde, não obstante insira-se no contexto nacional de carências do Sistema Único de Saúde, conta com um hospital regional, uma Santa Casa, uma infraestrutura centrada nos postos de saúde da família, inserindo-se nesse contexto a Farmácia Municipal que atende à população menos favorecida com os medicamentos básicos para a manutenção da saúde. Ressalte-se o esforço constante das sua autoridades e dos seus profissionais da saúde para melhorar a qualidade do atendimento, haja vista a inauguração, há uma semana, do novo CEADAS e do novo Pronto Atendimento Infantil.
O comercio rondonopolitano em nada fica a dever aos grandes centros, oferecendo toda uma gama de produtos e serviços, capacitado a atender à demanda de toda a Região Sul do estado.
O pólo industrial estrutura-se nos mais diversos ramos industriais, além de reunir grandes organizações empresariais, incluindo multinacionais. Conta também com pequenas e médias empresas, que cumprem o seu papel, gerando empregos e divisas.
O seu empresariado, em todos os setores, desde o humilde sapateiro da esquina ao mega empresário da industria não medem esforços para garantir a Rondonópolis a sua posição de destaque.
Rondonópolis está na vanguarda das exportações não só no estado de Mato Grosso, mas no próprio Centro Oeste, inserindo-se no panorama nacional do comércio exterior.
Também o setor de serviços está estruturado para suprir todas as necessidades impostas pelo desenvolvimento.
A gastronomia de Rondonópolis conta com excelentes restaurantes com um vasto cardápio não só regional mas até internacional.
A vida noturna conta com excelentes casas de diversão e um sem número de bares não só para o happy hour, mas também para a diversão dos notívagos.
Por tudo isso Rondonópolis orgulha-se de ser a terceira cidade do Mato Grosso e de ocupar posição de destaque entre as cidades que mais crescem no País, com um PIB per capta que vi além da medi nacional.
Em uma projeção para o futuro, a economia, baseada na produção de matéria-prima de insumos e de produtos industrializados, impõe novos desafios com novas empresas que a escolhem para aqui implantar seus projetos industriais e comerciais.A expectativa da breve chegada dos trilhos da Ferronorte gera, desde já, novos investimentos.
A Administração Municipal tem sua visão voltada para o futuro e não mede esforços para atrair ao nosso Município os investimentos que assegurem toda a infra-estrutura necessária ao bem-estar da população, bem como garantam a evolução do progresso rondonopolitano, gerando riquezas, agregando valores, gerando empregos e inclusão social, e dessa forma, no contexto da responsabilidade social, diminuindo as distancias que separam os mais ricos dos mais pobres.
Manter-se na posição em que se encontra ao completar 57 anos, são os desafios para Rondonópolis que, inspirando-se nas lições do passado, escritas nas páginas da sua historia pelos “pioneiros e desbravadores do cerrado” projeta-se para o futuro.
Nós rondonopolitanos podemos nos orgulhar por termos chegado até o presente com os olhos voltados para o futuro, certos de que asseguraremos aos nossos filhos, aos nossos netos, enfim às gerações futuras, uma Rondonópolis sempre mais pujante, conscientes de termos dado a nossa contribuição para uma vida melhor. E nesse contexto inserem-se também os meios de comunicação em todas as suas modalidades
Rondonópolis insere-se no contexto da “estrela” que norteou que norteou Rondon: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.
Parabéns Rondonópolis!
Parabéns Rondonopolitanos!
Evandro Oliveira dos Santos/J.V.Rodrigues