Chefe de Saúde Coletiva diz que uso de máscaras em locais abertos é decisão individual

O chefe do departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura de Rondonópolis, Paulo Padin, disse hoje (10) que não vê necessidade de retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras no município. Para ele, a cidade já adota algumas medidas preventivas neste sentido e não há dados para justificar um agravamento das restrições. A retomada do uso obrigatório de máscaras tem sido cogitada como forma de conter o aumento de casos de Covid-19.
“Em Rondonópolis começaram a surgir novos casos sim, mas quase todos de baixa gravidade. Não tivemos óbitos e o volume de internações hospitalares é mínimo. Claro que não não dá para relaxar, mas penso que cada um precisa se cuidar e principalmente se vacinar”, disse ele.
Padin lembrou que o município mantém a exigência de máscaras em escolas e unidades de Saúde e que, nas outras situações, cabe a cada um decidir.
“É recomendável que imunossuprimidos, idosos, as pessoas que têm algum tipo de doença, estão em tratamento ou com baixa resistência usem a máscara para uma maior proteção. Mas está é uma decisão individual”.
Os dados oficiais apontam que Rondonópolis atingiu 92% da meta de imunização contra a Covid-19 com a primeira e a segunda dose da vacina. 40% também já tomaram a terceira dose, mas apenas 12% foram imunizados com a quarta dose – já oferecida às pessoas com mais de 50 anos e também aos profissionais da saúde.
“O cidadão pode procurar qualquer unidade de saúde para se vacinar. Temos todos os tipos de vacinas disponíveis”, ressalta.
Eduardo Ramos – Da Redação