Rondonópolis tem a melhor eficiência administrativa entre as cidades da região Centro Oeste com mais de 200 mil habitantes. É o que mostra levantamento divulgado nesta terça-feira (03) pelo jornal Folha de São Paulo, principal veículo de comunicação impressa do país, em parceria com o instituto Datafolha.
O ranking cruzou dados de 5.276 municípios e calculou o investimento médio per capita nos serviços essenciais prestados ao cidadão em setores como a Educação, Saúde e Saneamento. Rondonópolis aparece com destaque, ficando bem a frente de capitais como Goiânia, Campo Grande e Cuiabá, ou de cidades como Dourados (MS), Várzea Grande (MT), Rio Verde e Anápolis (GO).
Além de ser bem avaliada na Saúde e na Educação, Rondonópolis se destaca pelos avanços no Saneamento. Neste quesito a cidade obteve pontuação de 0,934, muito perto do máximo que seria de 1,0. No geral a cidade soma 0,585 e fica bem acima da média do estado de Mato Grosso, que é de 0,525.
O diretor-geral do Sanear, Hermes Ávila, disse que a liderança no ranking é resultado de anos de investimentos e boa gestão dos recursos públicos. Segundo ele, o reconhecimento nacional confirma que a cidade está no caminho certo.
“Recebemos esse resultado com alegria e como um estímulo para seguir buscando eficiência máxima no atendimento ao cidadão”, afirmou. “É preciso ressaltar também a atuação do prefeito José Carlos do Pátio que, em suas três gestões, priorizou a universalização e a melhoria do Saneamento, da Educação e da Saúde. Isso faz toda a diferença e explica porque Rondonópolis é uma das cidades que mais cresce no Brasil”, afirmou.
O Ranking da Eficiência dos Municípios pode ser consultado na internet acessando o link https://www1.folha.uol.com.br/remf/. A ferramenta permite fazer comparações entre cidades e traz também dados sobre a evolução das receitas, gastos percentuais por área e número de servidores públicos.
Fonte: Da Assessoria