Ana Carla visita escola Pe. Dionísio e conhece projeto de alface hidropônica

A secretária de Educação do Município Ana Carla Muniz visitou nesta quarta-feira (26) a Escola do Campo Pe. Dionísio Kuduavicz, na Cascata, conheceu o projeto da alface hidropônica, que abastecerá a escola durante todo o ano, definiu melhorias, como pintura de toda a escola, se reuniu com os servidores do local e visitou o laboratório de informática.
Na oportunidade, contou para os funcionários que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) solicitou via Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) uma escola nova para a comunidade com seis salas de aula. O financiamento pleiteado junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) é de R$ 1,1 milhão.
A escola que atende 130 alunos e está abrindo turmas novas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período vespertino é conhecida na rede municipal de educação como escola modelo, devido à boa gestão e destaque nos projetos apresentados. O cultivo de alface hidropônica ganhou destaque na mídia no ano passado. A exemplo da alface, parte dos alimentos consumidos na merenda escolar são produzidos na própria escola. Ana Carla também autorizou a equipe da escola a buscar novas tecnologias para o combate de pragas da hidroponia.
Nos próximos dias a escola irá receber computadores para a administração e o prédio será pintado. O diretor da unidade, Marionildo Marzochi Antônio, destacou que a escola consegue ter autossuficiência em decorrência do trabalho de equipe. “Aqui temos uma equipe que trabalha duramente”, declarou acentuando que o problema de quem trabalha na zona rural são as más condições das estradas vicinais e solicitou um olhar diferenciado para os servidores do campo que muitas vezes vão trabalhar na escola depois de terminarem de tirar o leite.
A secretária destacou que tem solicitado melhorias para as estradas e deverá intensificar esta solicitação nos próximos dias, com o fim do período das chuvas.