Rondonópolis ganhou destaque no livro lançado para comemorar os 40 anos da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). A publicação selecionou 33 experiências bem sucedidas no país, listando a evolução, inovações tecnológicas, impactos ambientais e sociais relacionados aos investimentos em saneamento básico. Apenas duas cidades do Centro Oeste foram selecionadas, sendo Rondonópolis a única de Mato Grosso.
“A escolha de Rondonópolis confirma nossa condição de referência nacional nesta área. Temos o melhor saneamento entre os municípios da região Centro Oeste e continuamos trabalhando para oferecer um serviço de excelência”, disse o diretor-presidente do Sanear, Paulo José Correia.
O livro da Assemae reserva quatro páginas para contar como o município saiu de uma condição precária e conseguiu universalizar os serviços de água tratada, esgoto e coleta de lixo. O texto ressalta a qualidade técnica, a importância da boa articulação com o Governo Federal e também a eficiência na execução dos projetos de saneamento em Rondonópolis.
No texto de abertura o presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista, diz que o saneamento é fundamental para a qualidade de vida das pessoas, para o bem-estar das comunidades e para a preservação ambiental. Ele também relaciona estes investimentos ao crescimento econômico, de forma a assegurar o chamado ‘desenvolvimento sustentável’.
“Este livro não é apenas uma retrospectiva, mas também um manifesto que olha para o futuro, incentivando a inovação e a excelência na gestão dos serviços municipais de saneamento”, concluiu o presidente da Assemae.
O livro da Assemae é direcionado aos profissionais, pesquisadores e autoridades que atuam na área de saneamento. A publicação também pode ser conferida na íntegra no site da associação.
Fonte: Da Assessoria