Rondonópolis é a primeira cidade de Mato Grosso a oferecer acupuntura pelo SUS

O Centro de Reabilitação Nilmo Júnior de Rondonópolis já oferece tratamento com acupuntura e RPG. A iniciativa da coordenadora Darla Piato de implantar os serviços na unidade coloca a cidade em destaque no programa reeducação postural, já que é a primeira do Estado a oferecer acupuntura pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O atendimento é feito por profissionais habilitadas que integram a equipe daquele centro.
Darla Piato explica que vinha atendendo uma pequena demanda em casos de determinação judicial. A expectativa é que a demanda cresça com a implantação dos serviços naquele centro que ganhou macas específicas e o material necessário para desenvolver o tratamento. Tanto os pacientes do Nilmo Júnior quanto os das demais unidades são atendidos com encaminhamento de médico ortopedista.
O atendimento é realizado pelas fisioterapeutas Joelise Menezes de Arruda Farias e Fabiana Cristina Correa, ambas com formação específica nessas áreas. Fabiana Correa fez curso em acupuntura na China para oferecer o serviço aos pacientes do SUS no município.