22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Rondonópolis é a 1ª cidade com maior cobertura de água tratada em MT

Rondonópolis universalizou o serviço e está bem acima da média de cobertura estadual (86,65%), e do país (84,2%) de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica).

A ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade é abastecida pelo Rio Vermelho – onde são captados em torno de 1,5 milhão de litros de água por hora – e por outros 43 poços artesianos.

Em seguida, a água coletada passa por um rigoroso tratamento, garantindo qualidade e contribuindo diretamente para a saúde dos moradores, como explica o presidente da Sanear, Paulo José Correia.

“É medida a eficiência e a qualidade da água diariamente e depois nós colocamos na rede. Quando isso acontece, nesse padrão de qualidade, nós podemos observar em Rondonópolis que o número de doenças estomacais diminuiu bastante. Até cárie dentária”, explica.

O presidente destaca ainda a eficiência da autarquia no fornecimento de água tratada durante o período de seca em Mato Grosso, quando há menos água disponível para captação.

Desde 2009, o Sanear atua com estratégias preventivas que resguardam a cidade da crise hídrica que causa estragos em boa parte do país.

“Dentro da água que nós consumimos, 45% vem do Rio Vermelho e 55% vem dos 43 postos artesianos. Nós tratamos a água do Aquífero de Furnas, que gera em torno de 200 a 1 mil litros de água por hora, cada poço – a maior parte deles tem 600 m de profundidade. Rondonópolis não sofreu com essa crise porque nós viemos trabalhando com esses dois sistemas de funcionamento. Quando um diminui a produção, nós conseguimos acrescentar um pouco mais do outro”, ressalta Paulo.

O Sanear atende em torno de 110 mil ligações de água, ou seja, aproximadamente 308 mil pessoas são impactadas pela autarquia diariamente.

Então, seja na hora de abrir o chuveiro para tomar banho; para abrir a torneira da cozinha para fazer o almoço; ou lavar a roupa, o Sanear é o grande responsável por esse serviço chegar na casa das pessoas. “O morador abre o chuveiro e vê a água caindo, às vezes nem dá importância para isso, mas há muito trabalho para levar essa água até essa torneira. Junto a esse abastecimento universalizado, nós temos ainda os serviços de coleta de lixo, manutenção de redes e a coleta e tratamento do esgoto. São quase 800 colaboradores trabalhando diretamente todos os dias para atender a população de Rondonópolis com excelência”, pontua.

Fonte: Da Assessoria 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO