23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Roda de Conversa no Cras Iguaçú abre Programa Viva em Rondonópolis

Estimular pessoas de todas as idades a adotarem atitudes de cordialidade, gentileza, respeito e harmonia no ambiente familiar e nos diversos meios sociais. Esta é a meta da equipe da Secretaria de Saúde de Rondonópolis responsável pelo Programa Viva de Vigilância e Prevenção de Violências e Agravos no município. A roda de conversa com crianças, jovens e adultos que acessam os serviços do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Iguaçú deu início às ações do Viva na tarde desta quarta-feira (14).

Lenir Pereira Gavilan – técnica do Programa Viva – adotou um vídeo com exemplos de atitudes cordiais e pacíficas para abrir a discussão com os frequentadores do Cras Iguaçú. O interesse é difundir a ideia de que ‘a paz nasce dentro de cada pessoa’, a partir da compreensão e o respeito com o outro e do reconhecimento pelas coisas boas da vida. “Não podemos escolher dia, hora e classe social para fazer o bem e promover a paz. Com essa atitude vamos fazer com que o mundo mude e se torne melhor para todos”, avalia.

O discurso inicial da técnica Lenir Gavilan foi para incentivar as pessoas participantes a falarem sobre o que acontece na casa e na comunidade onde moram e a partir daí fazer a discussão dos tipos de violência registrados, como a contra o idoso, a criança e a mulher e transformar o debate na abordagem da paz. “Com isso, todos nós podemos mudar alguma coisa na nossa casa e na comunidade. Devemos pregar a paz”, defender.

A roda de conversa com o tema ‘a violência abordada em todos os níveis da sociedade e discussões das sequelas decorrentes’ abre a programação que se estende até o dia 4 de junho, com atividades nas unidades do Cras e na Cadeia Pública Feminina. Lenir Gavilan conta que o Programa Viva é de iniciativa do Ministério da Saúde e conquistou a parceria da Secretaria de Promoção e Assistência Social, junto ao Cras, e do Conselho da Mulher.

Na segunda-feira (19), a roda de conversa acontece no Cras Ana Carla, a partir das 13h30min. Na terça feira (20), a discussão vai ser realizada na Cadeia Pública Feminina em dois momentos, às 13h30min e às 17 horas. A programação prossegue na semana seguinte, com roda de conversa às 15 horas da segunda-feira (26) no Cras Rio Vemelho; às 8 horas da quarta-feira (28) do Cras Luz Da’yara e às 18 horas no Cras Cidade Alta. No Cras do Conjunto São José o evento vai acontecer no dia 4 de junho, às 8 horas, 9h30min, 14 e 16 horas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO