POLÍTICA

Oposição reage à emenda que permite o 3º mandato a Lula

A oposição reagiu ontem à a apresentação de PEC (proposta de emenda constitucional) que possibilitaria um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dentro do PSDB, a reação teve tons distintos. Os dois principais nomes do partido para a eleição do ano que vem minimizaram o fato de a proposta ter sido protocolada, mas o presidente do partido, não.
"É uma questão fora do lugar e que não vai prosperar. Não é uma questão principal", afirmou o governador de São Paulo, José Serra, hoje o líder nas pesquisas para suceder Lula.
Ele estava ao lado do governador mineiro, Aécio Neves, em evento do PSDB no Paraná. "Não há tempo hábil nem mobilização política efetiva, séria, do governo. Não é algo que deva nos preocupar", disse Aécio.
Lula diz que seu veto ao 3º mandato é "definitivo"
Em visita à Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que vai reunir a base aliada para pedir que não dê apoio à PEC que abre caminho para o terceiro mandato.
Lula disse que sua posição é "definitiva": "Não precisa mudar porque eu tenho uma posição definitiva. Eu acho que o Brasil é um país que tem pouco tempo de democracia contínua. A alternância de poder é muito importante para o Brasil. Eu já fui oito anos presidente".
Folha online

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo