POLÍTICA

Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência promove capacitação de agentes públicos

A Defensora Pública e membro da Rede de Proteção a Pessoas em Situação de Violência em Cuiabá (RPPSV), Rosana Esteves Monteiro, participa da capacitação de profissionais da educação em relação à Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada. O evento, que teve início na última segunda-feira (27) e se estende até a próxima quinta-feira (30), é realizado na FEICS (Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão).
Conforme a Defensora, o objetivo da capacitação é fortalecer a rede de serviços e proteção às pessoas vítimas da violência. “Ainda existe certo desconhecimento em relação à natureza, princípios e fundamentos da notificação da violência, até mesmo entre os próprios agentes públicos e profissionais da área. Dessa forma, buscamos implementar ações de vigilância junto a Assistência Social, Educação e Saúde, bem como a nova ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)”.
Na oportunidade, Rosana Monteiro falou, por exemplo, sobre o que é, âmbito e natureza da violência e hipóteses de notificação. “A violência é uma questão de saúde publica, gera problemas em diversas áreas. Precisamos conversar, debater, criar conhecimento, para desmistificar a violência e fazer frente a essas situações. Nós que atuamos na rede estamos envolvidos num trabalho voluntário, cada um dentro da sua instituição, interessados em promover algo diferente e sabemos que para seu crescimento e fortalecimento é necessário o comprometimento e ética de cada um de nós”.
Ao longo de cada dia de evento os multiplicadores discutem toda a fundamentação do assunto, a partir dos conceitos, tipologias e sinais das violências, legislação, fluxos da notificação e do atendimento na rede intersetorial local, as implicações e desdobramentos da implantação da Ficha de Notificação Individual e o seu preenchimento, assim como realizam estudos de casos e participam de uma roda de conversa.
Nesse primeiro momento foram convocados diretores, coordenadores e assessores pedagógicos das quatro regionais da Capital (Leste, Oeste, Norte e Sul). Já numa segunda oportunidade, será a vez dos profissionais da área da saúde e na terceira, um feedback de todos que participaram das duas capacitações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo