Cerca de 29 mil alunos da rede pública estadual retornaram as aulas nesta semana, em Rondonópolis, após o fim da greve. Com isso, a Secretaria de Educação (Seduc) divulgou o calendário escolar 2016 recomendando que as aulas sejam repostas em até 31 de janeiro utilizando sábados, pontos facultativos e feriados. Por outro lado, a comunidade escolar em Rondonópolis também esteve reunida nesta semana e avaliou que as aulas não devem ser repostas no sábado.
Ao todo 38 dias letivos precisam ser repostos, a sugestão da Seduc é que as aulas transcorram entre os dias 8 de agosto e 23 de dezembro e entre 26 de dezembro e 9 de janeiro. Assim os 15 dias de férias referentes ao mês de julho sejam cumpridos. O retorno seria no dia 10 de janeiro e o calendário escolar 2016 seria concluído no dia 31. Pelo calendário da Seduc estão permitidos os sábados, feriados e pontos facultativos.
As férias referentes ao fim de ano de 2016 ocorreriam nos dias 1º de fevereiro e 2 de março de 2017. Assim o ano letivo de 2017 iniciará em março.
Contudo, cada escola tem autonomia para determinar a programação e assim, adequar suas atividades escolares, com apoio das Assessorias Pedagógicas. Em reunião realizada com os representantes escolares ficou concluído que as aulas aos sábados não seria viável levando em consideração que os alunos da zona rural que dependem dos ônibus do município seriam prejudicados, assim, como os estudantes que tem passe livre no coletivo teriam que pagar o transporte aos sábados.
Assim, a proposta das escolas é que as aulas sejam concluídas no inicio de março do próximo ano. Após transcorrem os 30 dias de férias, as aulas referentes ao ano letivo de 2017 iniciariam em abril. “Assim, não seriam necessárias as aulas aos sábados, a principal mudança é que o calendário escolar não acompanharia o calendário civil, terminando no ano posterior,” comentou a professora Ana Lúcia.
Segundo a Assessoria Pedagógica, a definição do calendário escolar de oficial deve ocorrer nos próximos.