Prefeitura firma parceria com I-geos para apoiar incubadora de empresas

Trazer os empreendedores para caminharem junto com a Incubadora de Empresas de Rondonópolis – I-deia e apoiar as iniciativas inovadoras. Essa é a proposta da secretária-chefe do Gabinete de Desenvolvimento Econômico do Município, Stefânia Pasqualotto, que firmou parceria com o Instituto Tecnológico – I-geos para assegurar a retomada das diversas atividades neste sentido.
A expectativa da secretária é conseguir incrementar o desenvolvimento econômico da cidade com a parceria voltada para o projeto do prefeito Percival Muniz de implantar o Parque Tecnológico da Região Sul na cidade. O presidente do I-geos, José Luiz Gonçales, comemora que com a parceria da prefeitura vai poder desenvolver as ações de apoio e fortalecimento das inovações.
José Luiz enumera que o principal benefício da parceria com a administração municipal é o de poder voltar a dar apoio a micros e pequenos empreendedores, com consultoria na área e pesquisa de mercado para identificar se o negócio idealizado é viável. As empresas estabelecidas também vão receber consultoria de gestão, controle interno, práticas de comércio, fluxo de caixa e cálculo de margem de lucro.
Os empreendedores devem receber orientações baseadas em pesquisas sobre a melhor forma de comprar produtos e de prestar serviço, além de cálculos sobre a melhor forma de tributação. “Com essa parceria vamos retomar os nossos trabalhos”, comemora.
Angela de Souza – gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação do Município – conta que existia uma demanda de empreendedores, desde o ano passado, à espera da parceria com a prefeitura para receber o apoio da Incubadora.
Stefânia Pasqualotto explica que a cooperação com o I-geos reúne também o Sebrae, a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, a Unic Rondonópolis, a Anhanguera, a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis – Secitec, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec e a Rede de Incubadoras de Mato Grosso – Inova/MT.
A Incubadora I-deia foi criada em 2004, durante a primeira gestão do prefeito Percival Muniz e trabalha para atender empreendedores que têm boas ideias de negócio inovador e precisam de apoio para consolidar a proposta, como orientação, acompanhamento, treinamento e consultorias específicas.
Angela de Souza explica que a metodologia adotada pelas incubadoras tem a meta de apoiar os empreendedores até que as ideias inovadoras saiam do papel e se transformem em negócio de sucesso. “Isso pode contribuir com a geração de emprego e renda e com o desenvolvimento local”, esclarece. Os interessados devem participar do edital público para acessar os serviços da incubadora.
A retomada das atividades da incubadora I-deia faz parte das estratégias do prefeito Percival Muniz e da secretária Stefânia Pasqualoto para fortalecer a cadeia de inovação da cidade e melhorar a capacidade das empresas do segmento. O projeto passa pela criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – Comciti, a realização do 1º Fórum e da 1ª Feira de Tecnologia e Inovação, previstas para 2015, e as discussões sobre a criação do Parque Tecnológico da Região Sul.