GERAL

Jaime Gonçalves de Araújo – Presidente do CONSEG Pedra 90/Salmen

“Liderança comunitária é uma vocação, aqui precisamos falar menos e fazer mais”
Natural da cidade de Guiratinga, ele tinha 4 anos e 6 meses, quando os seus pais Pedro Gomes de Araujo, sua mãe Honoráta Araújo e seus irmãos Manoel, Vital, Bento, Nilda e Maria vieram e mudança para Rondonópolis. Se instalaram inicialmente na Paulista, região rural onde tinham a disposição cerca de 45 hectares. Naquela região hoje está implantado o residencial Altamirando. Jaime Gonçalves de Araújo lidera atualmente o CONSEG Pedra 90/Salmen que abrange 55 bairros de Rondonópolis.
Jornal Folha Regional; Como você descobriu sua vocação para o movimento comunitário?
Jaime; Desde pequeno eu já tinha um sentimento e um pensamento voltado para o apoio comunitário. Estudei na Escola Rural Mista da Paulista, era um tempo de muita tranqüilidade, contato com a natureza, rios e martas nativas. Sempre tivemos uma vida familiar com muito trabalho, mas também com muito respeito e carinho. Era um período em que a palavra valia mais do que papel assinado, e assim crescemos eu e meus irmãos exercitando sempre a boa conduta e a dignidade.
JFR; Qual foi a sua primeira profissão, já que naquele período há 39 anos atrás havia poucas opções em Rondonópolis?
Jaime; A minha primeira profissão foi pescador, comecei no atuando no segmento ano de 1979, conheci o saudoso Heleno, que nos deixou recentemente, ele foi uma das pessoas mais importantes para a categoria, e lutou até o fim pelo desenvolvimento e valorização da classe, se destacando como grande incentivador e presidente da Colônia Z-3.
JFR; Na fase anterior a Colônia Z -3 vocês haviam fundado uma cooperativa da pesca, como foi essa experiência?
Jaime; Nós pescadores nos reunimos para formar uma cooperativa da pesca, e o nome escolhido foi Compesca “Cooperativa mato-grossense da pesca.” Implantamos a entidade e me escolheram para organizar a cooperativa, fui escolhido para a presidência permaneci no cargo durante 02 anos. Lutamos intensamente pelos interesses dos companheiro, eram tempos muito difíceis, posteriormente a Compesca acabou sendo extinta. Momentos mais tarde os pescadores fundaram então a Colônia Z-3.
JFR; Esses foram os seus primeiros passos, quais as outras funções e trabalhos que também lhe deram novas experiências, para que você continuasse em posições de liderança na comunidade?
Jaime; Liderança comunitária é uma vocação, aqui precisamos falar menos e fazer mais. Tive muitas oportunidades de trabalho, atuei em um breve período no segmento de hortaliças, trabalhei como vendedor no ramo de cosméticos, vendi enxovais, produtos de cama mesa banho. Trabalhei com jóias, semi jóias, ouro, freqüentava vários garimpos de Mato Grosso. Mas de repente tudo mudou, após esse período passei por momentos muito difíceis, e senti que precisa partir para novas atividades.
JFR; Como se deu essa mudança repentina em sua vida ?
Jaime; Em 1993 teve inicio o loteamento Pedra 90, e tudo começava a se organizar no bairro. Eu decidi mudar de vez o foco da minha atividade, em 1998 fui convidado para participar da diretoria da Associação. Entrei num cargo em substituição em comum acordo com as lideranças da associação. No ano 2.000 no mês de junho fui eleito presidente, momento em que três chapas disputaram conosco presidência, e nós acabamos ganhando. Fiquei a frente da entidade nesse primeiro mandato no período de 2.002 a 2.004. Começamos com uma excelente equipe e fizemos um bom trabalho. Posteriormente fui reeleito para um segundo mandato no período de 2.005 a 2.007. Foi uma experiência muito gratificante, que me trouxe mais aprendizagem e satisfação.
JFR E como ultima pergunta, para encerrarmos essa entrevista, nós agradecemos pelo seu desprendimento e atenção; Como se sente na liderança do CONSEG, e o que a entidade oferece para a comunidade parceira?
Jaime; Em primeiro lugar quero agradece a confiança das autoridades, da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, e o companheiro Jairo, profissional da área de segurança e líder na formação dos CONSEGS. Quero agradecer também as autoridades civis e a todos os parceiros que nos acompanham nessa jornada. Me sinto feliz nessa função, sobretudo quando partimos para ações de apoio, benemerência, gostamos de atuar na área social. Estou na presidência do CONSEG Pedra 90/Salmen durante três mandatos completando já seis anos. Nosso atendimento chega também até a região da Vila Salmen, sem contar com a zona rural que tem uma extensão maior. Temos vários apoiadores, dentre eles o programa Mesa Brasil do SESC, mas por outro lado é grande também a nossa preocupação com os menores, na questão do tráfico de drogas, nós estamos atuando com 75% de nossa estrutura. Quero finalizar agradecendo aos meus filhos Jair, Silvio, Joel, Elias,Sara, Mirian, Elizeu, e Wanderson.
REDAÇÃO: DENIS MARES

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo