A entrega da premiação do Concurso de Fotografia de Rondonópolis – 60 anos, será no dia 20 de setembro, às 20h00 no Centro Cultural José Sobrinho.
O lançamento aconteceu no dia 20 de junho, e as inscrições se estenderam até o dia 23 de agosto. Foram inscritas 181 obras superando as 50 previstas, inicialmente.
Serão confeccionados 1.000 cartões postais de cada foto vencedora e acontecerá uma exposição fotográfica itinerante, com a impressão das fotos no tamanho de 50cm X 75cm, no período de 23 de outubro a 15 de novembro, nas galerias da Câmara Municipal de Rondonópolis, em seguida será montada no Cartório do 4º Ofício, depois no Paço Municipal.
Os jurados do concurso são profissionais competentes e de sucesso em seus segmentos, que chancelaram a escolha dos vencedores.
O critério usado foi de tema livre, desde que a foto fosse efetuada dentro do município de Rondonópolis, e fosse explorada a beleza arquitetônica, natural, formas geométrica, sociais, entre outras, retratando a cidade em todas as suas formas de pensamentos, como expressões artísticas, movimentos culturais, cotidiano, lazer, trabalho, população, fauna e flora. O critério técnico foi à adequação ao tema, criatividade, composição, iluminação, enquadramento e harmonia.
Apenas uma foto de cada participante será premiada, ou seja, quem mandou mais de uma foto poderia ter sido premiado por mais de uma vez, no entanto, foi escolhida a melhor foto classificada.
Cada jurado avaliou todas as fotos e escolheu 20 delas, classificando-as em ordem crescente da 1ª colocada até a 20ª. Cada foto recebeu uma nota de 01 a 20, sendo 20 pontos para a 1ª colocada, 19 para a 2ª colocada, e assim sucessivamente até 1 ponto para a 20ª colocada.
Os jurados não se interagiram, não houve a possibilidade de um jurado saber a nota do outro. As notas de cada jurado foram somadas e foram escolhidas as 10 primeiras fotos colocadas, excluindo aquelas que tinham fotógrafos vencedores repetidos.
No caso de empate foi classificada a melhor nota alcançada por qualquer um dos jurados, depois a segunda melhor, até a quarta nota. Persistindo o empate a Comissão Organizadora reenviou às fotos empatadas para um dos jurados fazer a escolha.
Devido ao alto nível das obras, optamos em conceder duas “Menções de Honra”, que também participarão de todas as concessões oferecidas as demais, como transformação em cartão postal, exposição e medalha ao participante.
Segue um breve currículo dos jurados que atuaram no concurso:
– Guilherme Filho – Rondonopolitano. Entre seus prêmios estão o do SEBRAE e GILSON SANTANA. Como fotojornalista foi credenciado pela CBF, Vaticano, Palácio do Planalto, Senado Federal, Ministério da Justiça, STF. Tem publicação em diversos veículos de comunicação do Brasil e exterior, como Revista Veja, Jornal O Globo e Revista Isto É.
– Guilherme Hafner – Empresário de fotografia. Fez a recente foto histórica da Ponte Preta e é especialista em casamentos de celebridades, sendo um dos últimos trabalhos o casamento da atriz Bruna di Tullio, da Record.
– Luiz Roberto Lima – Autor de duas capas seguidas da Revista Veja. Capas dos jornais O Globo/Extra/Estadão. Prêmio da ONU. Cobertura/pauta fotográfica dos eventos: Fashion Rio 2013, Rio + 20, Laureus World Sports Awards 2013, Elas Cantam Chico, Paulínia Festival de Cinema e Carnaval Rio 2013.
– Flávio Shimoda – Mestre em Design. Possui graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Unicamp. Atualmente é professor e diretor da Faculdade de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Artes Visuais e Design, no campo do estudo, ensino e produção de Imagens.