Os diretores das escolas com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município das redes estadual e municipal abriram na última semana a formação “Gestão democrática: políticas educacionais, planejamento e organização da escola” ofertado pela Secretaria Municipal de Educação para pretensos candidatos a diretores da rede municipal. A formação é parte do processo eleitoral e quem quiser se candidatar ao cargo deve comprovar 85% de frequência.
A Escola Estadual “Odorico Leocádio Rosa” cujo Ideb de 2013, maior do município com 7,2 foi representada pela coordenadora Marisa Cruvinel Oliveira. Para ela, não há receita pronta para o aumento do Ideb, mas um histórico de trabalho pautado no pedagógico, na união da equipe de servidores e no cumprimento do regimento da escola. “O processo pedagógico da unidade é sempre coletivo, temos muito a avançar e trabalhamos duro para isso. Se chegamos até aqui e hoje somos referência temos que manter a nota e isso não é fácil. Já estamos nos reunindo para analisarmos aonde podemos melhorar”, afirmou.
Com 6,8 a Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Antônio da Silva” leva com ela o histórico de tricampeã da rede no Ideb. O diretor da escola, Juscelino Alves da Costa, que está no cardo há 26 anos, explicou que o processo para a aprendizagem alta dos alunos é a união de todos na escola para propiciar o melhor para o aluno. “A gente faz tudo no coletivo e estamos mantendo a média mesmo quando perdemos pessoas da nossa equipe, que se aposentam ou que são chamadas para a secretaria. Acredito que o trabalho está consolidado e mesmo quando eu me aposentar no ano que vem, a escola vai continuar a mesma porque tem a base de trabalho”, assegurou.
O mérito pelo bom desempenho do Ideb garantiu à escola a consolidação de um sonho. Juscelino ganhou da secretária Ana Carla Muniz a bandeira da escola, que apesar da aprovada em concurso em 2012, estava ainda no desenho e agora poderá ser hasteada com a história da escola que tem no símbolo uma mão, um livro e uma estrela, que significa a transmissão do saber do professor para o aluno que é a estrela. Juscelino lembrou que a vencedora do concurso foi uma mãe que desenhou e explicou o significado de cada elemento da bandeira.
A secretária Ana Carla Muniz, que abriu o evento, destacou a importância dos diretores planejarem a unidade para buscarem parcerias para a melhoria dos indicadores da aprendizagem e colocou a atual administração como aliada para a consolidação de novos projetos com este objetivo. “Quero mais uma vez deixar claro que o nosso objetivo são o aluno e a qualidade do serviço ofertado na educação, que é a criança saber ler e escrever até o 3º ano”, assinalou.
A formação que conta com a participação de candidatos a diretores para a gestão 2015/2016 acontece até sexta-feira (7) sempre no período da noite, das 18 às 22 horas. O objetivo é subsidiar os candidatos sobre as atribuições, conhecimento de processos e atividades que o diretor deve ter conhecimento para exercer o cargo durante o mandato.