Resgate dos mineiros chilenos é marcado para a 0h de quarta-feira (13)

O resgate dos mineradores presos no norte do Chile começará à zero hora de quarta-feira (no horário de Brasília), anunciou hoje o ministro de Mineração do país, Laurence Golborne.
O ministro divulgou a informação após expressar sua satisfação com os resultados dos preparativos que precedem a evacuação dos 33 trabalhadores que permanecem desde 5 de agosto presos a 700 metros de profundidade na mina San José, na região do deserto do Atacama.
A expectativa em todo o país pela lista com a ordem de saída dos 33 soterrados é grande – é como se os brasileiros estivessem esperando a lista dos 22 convocados para a seleção em véspera de Copa do Mundo.
Nos jornais e TVs locais, não falta especulação. Alguns jornais já informaram que os quatro primeiros mineiros já estariam confirmados, e que um deles seria o boliviano.
Outro jornal informou que já se sabia quais seriam os quatro últimos resgatados, dando o nome do líder dos mineiros, Urzúa, certo como o último a deixar o local.
Todos os boatos foram desmentidos por Golborne em coletiva de imprensa hoje no acampamento. O ministro confirmou apenas que foi decidido que descerão quatro pessoas inicialmente para ajudar no resgate: dois enfermeiros e dois mineiros. "Nomes são mera especulação", reafirmou.
O dia de hoje também foi marcado pela saída da perfuradora T-130 da mina. A perfuradora encerrou os trabalhos e, na saída, foi saudada com gritos e aplausos.
O clima no acampamento Esperanza é de expectativa pela saída dos soterrados. Uma caminhonete da empresa Geotec, que faz os trabalhos de resgate, estava pintada com os dizeres: "Plan B: conseguimos".
Revestimento concluído
O revestimento do túnel que será utilizado no resgate dos mineradores foi concluído nas primeiras horas desta segunda-feira (11), informaram os responsáveis pela tarefa.
O revestimento do primeiro lance do conduto consistiu na instalação e soldagem de 15 canos de aço de seis metros cada um.
Com o auxílio de helicópteros da Força Aérea, as equipes de resgate ensaiaram durante a noite de domingo e a madrugada de hoje as manobras de salvamento dos trabalhadores.
Também foi informado que a perfuradora petrolífera está a ponto de chegar à galeria onde se encontram os mineradores, o que irá proporcionar uma via alternativa para o resgate caso exista alguma dificuldade com a primeira opção.
Preparação
Em pleno deserto do Atacama, o acampamento Esperança, onde as famílias dos mineiros se instalaram para acompanhar as operações de escavação e resgate, já se prepara para o grande dia.
"Já não aguentamos mais. Queremos tê-los conosco logo", disse Clarina Segovia, irmã do mineiro Víctor Segovia.
O ministro da Mineração, Laurence Golborne, que coordena as operações, tornou-se, além de um dos políticos mais populares do Chile, amigo íntimo dos familiares. Em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, ele afirmou que o início dos trabalhos será na quarta-feira, mas advertiu que os prazos podem se estender ou acelerar dependendo de "alguns fatores imponderáveis".
UOL Notícias no Chile
Feriado e curiosidade movimentam turismo na região dos mineiros
Resgate dos mineiros soterrados deve começar na quarta-feira; leia curiosidades sobre o caso
Uma vez pronto o revestimento do túnel, a instalação da grua que içará a cápsula de resgate começará a ser instalada ainda nesta segunda-feira. Em seguida, uma série de testes com a cápsula serão realizados no duto, antes que qualquer um dos 33 embarque de volta à superfície.
O fim de semana foi de muita comemoração no acampamento onde estão as famílias: no sábado, uma das três perfuradoras que tentavam simultaneamente chegar até o ponto onde estão os mineiros finalmente alcançou seu objetivo.
Com isso, as autoridades puderam informar pela primeira vez uma data para a retirada dos mineiros.
As famílias conversaram com os mineiros no sábado e no domingo. "Eles choravam e se abraçavam", contou à agência de notícias AFP Alberto Segovia, irmão de Darío Segovia.
Alguns expressaram seu nervosismo com a etapa final de sua odisseia. "Ele está muito feliz, mas muito, muito nervoso", indicou Alberto.
Carolina Narváez, esposa do mineiro Raúl Bustos.
Nas últimas horas antes de subir, os mineiros deverão se preparar com atividades físicas cardiovasculares e uma dieta especial para evitar que sintam náuseas durante o trajeto.
Jean Romagnoli, um dos médicos que integra a equipe de resgate, explicou nesta segunda-feira que um sistema de monitoramento dos sinais vitais será instalado na cápsula, para que os mineiros sejam monitorados diretamente durante a subida.
"O objetivo é que possamos ler as constantes vitais, para que eles mesmos façam o controle em tempo real de seus sinais vitais", acrescentou – o que, além da utilidade óbvia, dará aos mineiros algo para fazer e se concentrar, o que ajuda a reduzir a ansiedade e o medo.
Fonte:Redação (com agências internacionais